Bbbbb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






ANA MARIA ALENCAR AGUIAR
EMÍLIO BEZERRA MIRANDA
LEANDRO PINTO DE MOURA
PATRICK MORAIS ALVES DE MOURA







CORREDOR EXCLUSIVO DE ÔNIBUS













Palmas – TO
2012
ANA MARIA ALENCAR AGUIAR
EMÍLIO BEZERRA MIRANDA
LEANDRO PINTO DE MOURA
PATRICK MORAIS ALVES DE MOURA








CORREDOR EXCLUSIVO DE ÔNIBUSTrabalho elaborado e apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Transporte e Tráfego Urbano do curso de Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).


Orientador: Prof. Dr. Willer Carvalho.







Palmas – TO
2012

SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 CORREDOR EXCLUSIVO DE ÔNIBUS 4
3 CARACTERÍSTICAS 4
4 VANTAGENS E DESVANTAGENS 5
4.1 Vantagens 5
4.2 Desvantagens 5
5 ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DO CORREDOR EXCLUSIVO EM PALMAS-TO 6
6 CONCLUSÃO 7
7 REFERÊNCIAS 7




INTRODUÇÃO

O sistema BRT (Bus Rapid Transit) proporciona um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade além de reduzirsignificativamente o custo de implantação. Dentre as diversas formas em que o BRT pode ser implantado, o corredor exclusivo de ônibus é uma delas. Resumindo, o corredor exclusivo de ônibus nada mais é que pistas direcionadas ao uso específico para transporte público, sem sofrer interferências do transito proporcionando maior mobilidade aos usuários.

As pistas exclusivas são partes das vias reservadaspara o uso exclusivo dos veículos de transporte coletivo e separadas das áreas destinadas ao tráfego geral por meio de obstáculos físicos tais como canteiros, muretas, barreiras, grades etc. Configura-se uma via exclusiva quando todas as faixas da via são reservadas para o uso do transporte coletivo.





CORREDOR EXCLUSIVO DE ÔNIBUS



Para Alouche (2006), há muito tempo se tenta apriorização dos corredores de ônibus, pois segundo ele, o sistema surgiu por volta de 1940, nos Estados Unidos, com a implantação de vias exclusivas. Já no Brasil, 25 anos depois, em 1965, em Curitiba, foi implantado pela primeira vez no Brasil um sistema de transporte eficiente, partindo de um planejamento onde se tinha como prioridade proporcionar liberdade ao transporte coletivo (ônibus), o quegera harmonia ao espaço urbano, e o que é melhor, com qualidade, custo acessível e com linhas integradas. Zurza (2001) afirma que com a eficiência do sistema em Curitiba, o mesmo se tornou referência na concepção das estações-tubos, o que fez com que a ideia fosse exportada para os grandes centros nos Estados Unidos.
Para Ribeiro (2009), as pistas exclusivas são geralmente implantadas naparte central de vias arteriais, em ambos os sentidos de circulação. Em casos excepcionais, dependendo das características locais de uso do solo, das condições físicas da via e da operação do tráfego, ou ainda, das características de operação dos veículos do transporte coletivo, elas podem ser implantadas ao lado direito ou esquerdo da via, junto à calçada.
Por esse sistema apresentarbarreiras físicas, os corredores exclusivos necessitam de dispositivos para retirada dos veículos caso estes apresentem algum defeito ou ocorra acidentes. Então, sugere-se quando possível uma área reservada para acomodação de veículos com defeitos ou acidentados. (RIBEIRO, 2009)











CARACTERÍSTICAS;


1 Do corredor exclusivo e estações:



• Barreiras físicas;

•Estações fechadas, seguras e confortáveis;

• Integração modal nas estações;

• Plataformas niveladas ao piso do ônibus ou não;


2 Do veículo utilizado:

• Embarque e desembarque rápidos;

• Mapas e informação em tempo real;

• Veículos menos poluentes;

• Pagamento externo e veículos de alta capacidade com maior número de portas;

• Trata-se de um...
tracking img