O mito da caverna.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO:
A escuridão que cega a humanidade.
OBJETIVO:
Relacionar a ideia do vídeo assistido sobre “O mito da caverna” de Platão com o texto sobre o mesmo assunto, e com isso elaborar meu próprio texto para ministrar uma aula de filosofia do ensino médio.
E a partir do texto elaborado mostrar para os alunos a verdadeira realidade que os cerca, que nada mais é do que uma ilusória concepção derealidade passada por geração a geração através da cultura e mídia.
JUSTIFICATIVA:
Na atualidade se questionar sobre a veracidade de informações e ideias que nos são passadas, faz com que não sejamos vítimas da grande massa de informações enganosas, que são passadas através da mídia, dos meios de comunicação e do próprio relacionamento entre as pessoas.
E com as ideias de Platão expostas no“Mito da filosofia”, podemos entender melhor essa concepção de que a sociedade esta imersa na escuridão dos fatos e que a maioria dos indivíduos não conseguem enxergar realmente a realidade, que só é mostrada a partir do conhecimento verdadeiro das coisas.
INTRODUÇÃO:
Em o “O mito da caverna”, que foi inventado por Platão a mais ou menos 2500 anos atrás, vemos querendo ou não a realidade dasociedade atual, que vive num mundo cheio de desigualdades, diferenças, problemas sociais, problemas políticos e também não só de problemas, mas, de belezas como: florestas, animais de várias espécies, cidades históricas, enfim um mundo cheio de vida. As pessoas sabem de todos esses problemas e da beleza da vida mas fingem não saber para não ter que se envolver,enfim,sem o comprometimento de elaboraridéias e preservar a natureza.
E com isso a sociedade é composta por inúmeras famílias que não tem comprometimento com nada alem de sua família, casa e trabalho e com isso estão condenadas a ficarem presas num mundo de ilusão, pois, tem uma visão fechada que vê somente o que é fácil de entender e não procuram pensar, refletir sobre a complexidade que é o mundo em que vivemos. O objetivo de existênciadesses indivíduos, com esta visão fragmentada, é a busca pelo consumismo e pelo valor que são atribuídos aos bens materiais, que nada mais são, do que as sombras da caverna citadas por Platão.
DESENVOLVIMENTO:
No mito da “caverna de Platão” temos a sociedade, o mundo, retratado como uma caverna escura onde os homens estão aprisionados, geração após geração, sem poder se mexerem, somenteolhando para frente. Acreditando que as sombras que vêem na parede, a sua frente, são a verdadeira e própria realidade, nem imaginando que são apenas sombras refletidas de uma fogueira que queima em uma pequena entrada da caverna. Onde homens passam lá em cima carregando bonecos com a figura de animais, seres humanos e várias outras coisas. Um dia, porém um prisioneiro consegue se libertar e sai dacaverna. Ofuscado pela luz da fogueira, que na verdade era o próprio sol, que ilumina o saber verdadeiro, ele veria os homens carregando os bonecos com as imagens, e saberia assim que durante toda a sua vida não era a realidade que via a sua frente.
O prisioneiro liberto contemplaria toda realidade que perdera durante anos, e poderia ver agora a beleza dos rios, o gosto e textura das frutas, o saborda liberdade e desejaria jamais voltar para a escuridão da caverna. Porem deveria e queria voltar para contar aos outros prisioneiros tudo que vira e sentira. Ao retornar já não se acostumava mais a escuridão, e quando contada a sua historia sobre a verdadeira realidade, os outros prisioneiros ririam e até o chamariam de louco e se ele continuasse insistindo na sua história poderia ser espancado emorto. Mas pode ser que alguns tenham o ouvido e queiram também se liberar para poder ver com seus próprios olhos tudo o que lhes foi dito.
O mundo em que vivemos é uma caverna escura para muitos que insistem em continuar usando as ideias dos outros em vez de formular suas próprias. O prisioneiro que consegue se libertar dessa caverna é o filósofo que sai em busca da verdadeira realidade...
tracking img