Pensamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO RENASCENTISTA
O pensamento pedagógico Renascentista influenciou directamente a educação através da teoria heliocêntrica, defendida por Copérnico (1473 - 1543).
Como fatosque favoreceram esse pensamento pedagógico, são citados: as grandes navegações do séc. XIV, que deram origem ao capitalismo comercial; a invenção da imprensa realizada por Gutemberg; e a invenção dabússola que possibilitou as grandes navegações.
A educação Renascentista visava a formação do homem burguês.
Como principais educadores Renascentistas, foram citados:
Vittorino da Feltre - que defendiauma educação individualizada, o auto governo do aluno e a competição;
Erasmo Desídoro - para ele, o verdadeiro caminho deveria ser criado pelo homem, enquanto ser inteligente e livre;
Juan LuisVives - foi um dos primeiros a solicitar uma remuneração para os professores;
François Rabeles - para ele o importante não eram os livros, mas a natureza. A educação precisava primeiro cuidar do corpo,da higiene, da limpeza, da vida ao ar livre, dos exercícios físicos, etc;
Michel de Motaigne - ele acreditava que as crianças devem aprender o que farão quando adultos;
Martinho Lutero - para ele aexaltação Renascentista do indivíduo de seu livre arbítrio, tornara inevitável a ruptura no seio da igreja. Iniciou a reforma Protestante, que foi considerada como a primeira grande revoluçãoburguesa.

O PENSAMENTO PEDAGÓGICO POSITIVISTA
O pensamento pedagógico positivista consolidou a concepção burguesa da educação. Seu maior expoente foi Augusto Comte (1798 - 1857), que tem como principalobra o "Curso de filosofia positiva", publicado em 1830 e 1842.
Comte combateu o espírito religioso, mas acabou propondo a instituição do que chamou "religião da humanidade" para substituir a Igreja.Segundo ele, a humanidade passou por três etapas sucessivas: o estado teológico, durante o qual o homem explicava a natureza por agentes sobrenaturais; o estado metafísico, no qual tudo se...
tracking img