Metodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
6CCSDCOSPE03

ATENDIMENTO CIRÚRGICO-ODONTOLÓGICO VOLTADO PARA PACIENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Anna Paula Telino de Abreu Fernandes (1), Marina Morena Campos Brito (2),
Edgardo Júlio Neto (2), Danilo Batista Martins (3), Fabiano Gonzaga Rodrigues (4), Tânia Lemos Coelho Rodrigues (4).
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Clínica e Odontologia Social/PROBEX


RESUMO:Introdução: Pacientes considerados como portadores de necessidades especiais são todos aqueles que apresentam condições debilitantes, que acarretam uma atenção maior por parte do cirurgião-dentista quando sua intervenção for precisa. Muito se questiona sobre a forma adequada de manejo destes indivíduos e poucos são os profissionais interessados em suprir as suas carências odontológicas. Estetrabalho tem por objetivo avaliar o atendimento aos pacientes especiais pelo Projeto de Extensão “Cirurgia bucomaxilofacial voltada para pacientes portadores de necessidades especiais” da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Descrição Metodológica: Realizou-se um estudo transversal de abordagem indutiva, procedimentos estatístico e comparativo e técnica de documentação indireta. Foram utilizadasas fichas clínicas armazenadas no banco de dados do serviço de pacientes atendidos no período de Março a Setembro do ano de 2010. Os pacientes em questão foram analisados com relação ao tipo de deficiência, necessidade de tratamento e procedimentos realizados. Resultados: Foram analisadas 12 fichas que correspondem à totalidade de pacientes atendidos no serviço. Dentre estes os problemas maisfrequentemente encontrados eram considerados de ordem neurológica, porém desordens sistêmica e comportamental também foram encontradas. A patologia oral que mais acometia os indivíduos em questão foi a cárie e a necessidade de tratamento maior consistia na exodontia, sendo esta unitária ou múltipla. Foi essencial perceber a importância da aliança dentista/médico no decorrer do tratamento e que mesmoagindo cautelosamente dificuldades apareceram no transcorrer do mesmo. Conclusão: Pacientes especiais são indivíduos com carências gerais e o profissional atuante na odontologia deve estar disposto e preparado para suprir as necessidades dos mesmos a fim imprimir uma condição de vida mais digna.

PALAVRAS-CHAVE: Tratamento odontológico, distúrbios neurológicos, cárie dentária.

INTRODUÇÃO:Pacientes odontológicos com “necessidades especiais” podem englobar uma vasta gama de condições debilitantes, incluindo déficit intelectual, demência, limitações físicas, desordens motoras, distúrbios comportamentais e condições médicas crônicas. Muitos destes indivíduos podem ser tratados rotineiramente no consultório do cirurgião-dentista, desde que se atendam os requisitos clínicos necessáriospara cada caso em questão (DOUGHERTY, 2009).

Entretanto, pelo fato de algumas pessoas apresentarem condições deveras debilitantes ou serem pouco receptivos ao tratamento proposto, a realização dos procedimentos sob anestesia local ou com concomitante sedação inalatória ficará dificultada. Nestes casos, o tratamento dentário realizado através da indução anestésica geral permite a reabilitaçãooral total numa única sessão, incluindo profilaxia de toda a cavidade oral, restaurações dentárias, terapias pulpares, extrações, reconstruções coronárias além das atividades preventivas (LEE et al., 2009).

Segundo Lee et al. (2009), nesse contexto, o número de exodontias tende a ser elevado devido às deficiências sistêmicas existentes. O dentista passa a preferir um procedimento menos complexoa fim de evitar complicações transoperatórias ou a necessidade de um retratamento.

Entretanto, para que tal gesto possa ser realizado de modo seguro, o planejamento odontológico é essencial e leva em consideração variáveis como paciente, dentista e a oportunidade terapêutica. A responsabilidade do profissional consiste em ser competente no fornecimento de cuidados, sabendo que o ponto final...
tracking img