Pensamento e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: Psicologia e Trabalho Pedagógico


Trabalho para avaliação parcial na disciplina:
Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano.
Do Curso de: Pedagogia 1-B
Professor: Carlos FuzerUniversidade Cruzeiro do Sul
Campus: São Miguel
São Paulo – 2011

Nas concepções de Piaget e Vygotsky as formas de desenvolvimento da palavra não continuam imutáveis.
Para Piaget a linguagem éuma função do pensamento e para Vygotsky a palavra e os pensamentos se relacionam (entrelaçam) na atividade de compreensão e comunicação entre as relações sociais.
No decorrer do desenvolvimentoperceptivo e motor a criança começa lentamente a diferenciar os objetos do seu meio. Começam a gravar as primeiras imagens no consciente para assim ter o desenvolvimento das funções simbólicas.Desenvolvimento conforme Piaget
A partir do momento em que a criança desenvolve a função simbólica a visão de mundo reorganiza-se para um novo plano representativo.
Empregando a imagem mental, um símbolo, elaé capaz de lembrar fatos, objetos, pessoas e acontecimentos, isso é importante porque gradualmente, não de imediato, ela passa a utilizar as palavras em toda a sua complexidade lógica, de formaimitativa, simbólica e pré-conceitual.
Os esquemas verbais de acordo com Piaget são as primeiras palavras da criança, geralmente são onomatopeias (por exemplo: brumbrum, toc-toc, tic-tac) ou tem caráterimitativo.
Segundo Piaget, essas características são indicadores do pensamento dominante nesse período, ela junta vários acontecimentos e objetos numa mesma classificação independentemente de suarelação lógica entre eles, aspectos particulares são formados por um todo e situações relevantes são negligenciadas.
Com a apropriação dos primeiros esquemas verbais ela passa a formar palavras-frases,frases de duas palavras até conseguir fazer frases completas.
A criança passa para a construção de representações verbais, reconstruindo acontecimentos não mais imediatos, essa construção das...
tracking img