Elementos quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Benzeno
O benzeno constitui o hidrocarboneto aromático mais importante para a Química Orgânica. A sua descoberta se deu em 1825 pelo físico e químico Michael Faraday (1791-1867) no gás de iluminação usado em Londres na época. Em 1834, outro cientista, o químico Eilhardt Mitscherlich, conseguiu determinar que sua fórmula molecular era composta de seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio(C6H6).
No entanto, por muito tempo, os químicos não conseguiram descobrir qual seria a fórmula estrutural do benzeno. Todas as estruturas propostas, conforme as mostradas abaixo, não explicavam as reações que envolviam esse composto e seu comportamento químico.

A resposta para essa intrigante busca veio em 1865, por meio do químico alemão Friedrich August Kekulé Von Stradnitz (1829-1896). Ébem difundido que Kekulé obteve ajuda para desenvolver a estrutura do benzeno de um sonho, no qual ele viu uma cobra mordendo a própria cauda. O texto a seguir foi extraído de um discurso feito por ele, em 1890, em comemoração ao 25º aniversário do anúncio da fórmula do benzeno:
“Estava sentado escrevendo meu livro didático, mas o trabalho não progredia; meus pensamentos estavam em outro lugar.Virei minha cadeira para o fogo e cochilei. Novamente os átomos estavam saltando diante dos meus olhos [Kekulé já havia sonhado anteriormente com átomos “saltando” diante de seus olhos]. Nessa hora, os grupos menores mantinham-se modestamente no fundo. Meu olho mental, que se tornara mais aguçado pelas visões repetidas do mesmo tipo, podia agora distinguir estruturas maiores de conformaçõesmúltiplas: fileiras longas, às vezes mais apertadas, todas juntas emparelhadas e entrelaçadas em movimento, como uma cobra. Mas veja! O que era aquilo?Umas das cobras havia agarrado sua própria cauda, e essa forma girava zombeteiramente diante dos meus olhos. Acordei como que por um raio de luz; e então também passei o resto da noite desenvolvendo as consequências da hipótese.” (BENFEY, 1958, p. 21 apudUSBERCO, SALVADOR, 2000, p. 74)

É claro que o crédito de Kekulé pela descoberta da fórmula do benzeno não se deve simplesmente a um sonho, pois esse foi apenas uma consequência dos dias que ele ficou estudando com afinco sobre as ideias que ele mesmo formara das valências dos átomos e da natureza de suas ligações. O sonho veio para completar a sua teoria sobre o benzeno. Em razão disso, eledisse:
“Aprendamos, senhores, a sonhar e então talvez possamos encontrar a verdade... mas evitemos publicá-los antes de colocar os sonhos à prova do mundo real.”(. Acesso em 20 abr. 2010 apud FONSECA, 2010, p. 21)
Foi inclusive Kekulé que propôs e confirmou a tetravalência do carbono (capacidade que o carbono tem de realizar quatro ligações).
Assim, a fórmula estrutural proposta por Kekulé para obenzeno foi a de que os seis átomos de carbono e os seis átomos de hidrogênio estariam formando um anel hexagonal (como a cobra mordendo a própria cauda). Em sua hipótese original existiam apenas ligações simples entre os carbonos. Porém, pouco depois, essa hipótese foi aperfeiçoada com o acréscimo de um par de estruturas em equilíbrio, com alternância das ligações duplas.

Kekulé antecipou,assim, a ideia da ressonância do anel benzênico, que surgiu apenas em 1930.
Essa descoberta de Kekulé foi realmente muito importante, marcando a história, pois, por meio dela, pode-se sintetizar vários outros compostos orgânicos.

Butano
Qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produza calor, gás ou chama é considerado um combustível. Na natureza é possível encontrar diferentes fontesenergéticas, que podem ser renováveis ou não renováveis. O butano, por exemplo, é um combustível não renovável, pois ele é um derivado do petróleo.
Muito utilizado como gás de cozinha, esse combustível, obtido através do aquecimento lento do petróleo, é um hidrocarboneto gasoso, cuja fórmula química é C4H10. O butano é um gás incolor, altamente inflamável, tóxico e inodoro, ou seja, não possui...
tracking img