Pensamento Moderno

Páginas: 11 (2595 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
Pensamento e pensar são, relactivamente uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental; fluxo de ideias, símbolos e associações; atividades mentais variadas, tais como raciocinar, resolver problemas, formar conceitos, ou seja, é a manifestação da Alma (mente).
O pensamento não é apenas algo subjetivo, é também matéria imponderável a se manifestar como energia: matériamental.
O pensamento sendo matéria, é formado por partículas, as quais chamaremos de partículas ou corpúsculos mentais, a se expressarem como ondas e formas mentais.
"Onde há pensamentos, há correntes mentais e onde há correntes mentais existe associação.
E toda associação é interdependência e influenciação recíproca" (André Luiz -'Domínios da Mediunidade).
Formas mentais ou de pensamentos sãoimagens que criamos em nossa tela mental.
Toda imagem gera associação de ideias. Temos imagens visuais, auditivas, táteis, olfativas, gustativas, etc. As ondas e imagens mentais criam um campo eletromagnético em tomo da individualidade, também chamado de aura ou halo vital, que exprime a natureza íntima de cada ser. "Assim é que o halo vital ou aura de cada criatura permanece tecido de correntesatômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais dentro de normas que correspondem à lei dos "quanta de energia" e aos princípios da mecânica ondulatória, que lhes imprimem cor e frequência peculiares." "Essas forças, em constantes movimentos sincrônicos ou estado de agitação pelos impulsos de vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental própria.' (André Luiz - Mecanismoda Mediunidade).
PENSAMENTO
Elementos do pensamento: raciocínio, memória, imaginação, vontade e sentimento. Estes elementos consistem em agrupar e coordenar imagens, em lhes apreender as conexões constituídas, a fim de as retocar e agrupar em novas correlações mais ou menos originais ou completas, segundo a maior ou menor potência intelectual do indivíduo junto com a capacidade de percepção ecomparação, promove a associação de ideias.
Quando nos interrogamos sobre: “o que é pensar?” Desconstruímos o pensamento nestes 3 elementos básicos conceito, juízo e raciocínio.
O Conceito é a noção mental, abstracta e geral que reúne as características comuns dos seres/objectos da mesma espécie, permitindo distingui-los dos seres/objetos de outras espécies.
Pensamos a partir de conceitos eestes são essenciais para a construção de qualquer definição. Todo o conhecimento, científico ou não, opera a partir de conceitos. Existem conceitos simples e compostos. São exemplo de conceitos compostos os seguintes: arco-íris; porta-chaves; louva-a-deus, etc.
São exemplo de conceitos simples as seguintes noções: mamífero, planta, planeta, mineral, lápis, computador, pessoa, animal, etc.
O Juízo éo acto/operação mais simples do pensamento e resulta da relação/associação entre dois ou mais conceitos.
Exemplos: “ o cão é vertebrado”; “ os homens são mortais”; “ a Primavera é bonita”. Nestes juízos estabeleceu-se uma relação de conveniência entre o sujeito e o predicado: são, por isso, juízos afirmativos; existem, porém, outros juízos em que o predicado não convém ao sujeito esse são juízosnegativos. São exemplos de juízos negativos os seguintes: “ Júpiter não é um satélite da Terra”; “ o triângulo não é um hexágono”; “ os honestos não são vigaristas”, etc.
O raciocínio é a operação mais complexa do entendimento e resulta da associação entre 2 ou mais juízos, inferindo (extraindo) uma conclusão lógica e necessária. O raciocínio é a operação mental que permite passar de uma ideia aoutra, extrair um juízo (conclusão) de outros juízos.
Pensamento Moderno
O pensamento moderno, ao contrário, finaliza em uma concepção monista-imanentista do mundo e da vida: não somente Deus e o mundo são a mesma coisa, mas Deus é resolvido num mundo natural e humano. Consequentemente, não se pode mais falar em transcendência de valores teoréticos e morais, religiosos e políticos, pois "ser"...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pensamento moderno
  • Pensamento Moderno
  • Pensamento Moderno
  • Pensamento moderno
  • Pensamento moderno
  • o pensamento moderno e a idéia de modernidade
  • Pi e o Pensamento Moderno
  • PENSAMENTO PEDAGÓGICO MODERNO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!