Pensamento moderno

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
Não tenho como objetivo tratar neste estudo minuciosamente sobre toda a história da época moderna enumerando datas, citando nomes e lugares, senão que em síntese retratar somente sobre alguns pontos, sejam eles; o que se entende pelos termos modernidade, humanismo, reforma protestante, e por fim revolução científica.

Pode-se bem compreender que o conceito de modernidade está realmenterelacionado para nós àquilo que se refere à ideia de "novo", é dizer, àquilo que rompe com a tradição. Trata-se, portanto, de um conceito associado quase sempre a um sentido positivo, por assim dizer, de mudança, transformação e progresso.

Contudo, não é de nos esquecermos dos progressos e/ou feitos a priori em diferentes épocas, sob a qual impulsiona e dá base ao modernismo em suas descobertas, bemcomo, as grandes transformações no mundo europeu dos séculos XV-XVI como a descoberta do novo mundo (Américas); surgimento de importantes núcleos urbanos em algumas regiões, principalmente na Itália (Florença); desenvolvimento de atividade econômica, sobretudo mercantil e industrial, segundo nos diz o professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e presidente da NorthAmerican Association for the History of the Languages Sciences (2010), Danilo Marcondes de Souza Filho.

Vale trazer à liça a questão do humanismo, sobre o qual é de suma importância comentar nesta etapa da história, a já citada "idade moderna”, isto é, a ideia de modernidade. Poder-se-á afirmar que o humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância.Igualmente entendida como uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Numa palavra, o humanismo eleva o ser humano, pão no homem a capacidade de realizar todas as coisas, sendo, a rigor, o senhor delas.

Embora a palavra possa apresentar diversos sentidos, osignificado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XVIII-XIX, o humanismo tem sido associado ao anticlericalismo herdado dos filósofos iluministas do século XVIII.

Disto, por bem dizer, lembrar-nos-emos, a priori da ideia humanista renascentista que fora difundida sobre muitos aspectos no contexto do pensamento moderno,segundo suas influências e, implicações, bem como sua contribuição para com a seguinte época.

Sem, contudo, nos esquecermos da questão do antropocentrismo, que era a ideia de o homem ser o centro do pensamento filosófico, ao contrário do teocentrismo na qual a ideia de Deus está enraizada, no centro do pensamento filosófico. Ouso ainda dizer que, o antropocentrismo de forma direta ou indireta,como bem quiser entender surgiu a partir do renascimento cultural. Para melhor entendermos esta questão, vale ressaltar em síntese que o humanismo rompe assim com a visão teocêntrica e com a concepção filosófica co-teológica medieval, valorizando o interesse pelo homem considerado em si mesmo; por outro lado, significa também uma ruptura com a importância dada as ciências naturais após aredescoberta de Aristóteles ao final do século XII.

Ademais, deixar de retratar não poderia neste estudo sobre a reforma protestante, a qual teve por assim relatar, alicerçadas suas bases na época moderna, a lembrar. Na noite do dia 31 de outubro de 1517, precisamente em Wittenberg, Alemanha, Martinho Lutero nascido em 1483 e falecido em 1546, fixou as suas “noventa e Cinco Teses” em oposição àsindulgências. Disto, deu origem a um dos maiores movimentos de volta à Bíblia, da história da igreja, denominado “Reforma Protestante” e que compreende o período entre os anos de 1517 a 1648.

A reforma protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI, como já dito, por Martinho Lutero, que protestou contra diversos pontos da doutrina da igreja católica, propondo uma reforma no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pensamento moderno
  • Pensamento Moderno
  • Pensamento Moderno
  • Pensamento Moderno
  • Pensamento moderno
  • o pensamento moderno e a idéia de modernidade
  • Pi e o Pensamento Moderno
  • PENSAMENTO PEDAGÓGICO MODERNO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!