O pensamento moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Immanuel Kant e o Iluminismo


Os séculos XVII e XVIII foram marcados por vários acontecimentos como a expansão capitalista, a tomada de consciência da burguesia como classe social, o racionalismoque imperava na Europa e o Iluminismo, que foi desenvolvido por um pensamento de busca pelo convencimento racional das pessoas.

Este pensamento iluminista tinha como objetivo enfatizar acapacidade humana de raciocinar para conhecer a realidade e poder intervir nela.

Muitos filósofos aderiram ao processo iluminista onde no século XVIII abandonaram os círculos fechados dos seus antecessores.Dentre eles Immanuel Kant era considerado o maior filósofo iluminista alemão.

Nascido em Konigsberg, pequena cidade da Alemanha, teve uma vida longa e tranqüila. Dedicado ao estudo e investigaçãofilosófica, lecionou durante 40 anos na Universidade de Konigsberg.

No Iluminismo, Kant descreve o processo de Ilustração sendo o momento em que o ser humano amadurece e se torna consciente de suaInteligência e tem capacidade de fundamentar sua própria maneira de agir sem intervenção de outrem.

A Ilustração tinha proposta de libertar o homem dos vários medos irracionais (superstições ecrendices) e fazer com que eles passassem a ser questionadores e adquirissem autonomia intelectual.

Kant tinha como objeto principal de estudo o ser humano como ser dotado de razão e liberdade. Buscavasaber como era o sujeito a priori, ou seja, antes de qualquer experiência.

Assim, para ele, o espírito ou razão modelava e coordenava as sensações, sendo as impressões dos sentidos externos apenasuma matéria prima para o conhecimento.

Não acreditava que existia uma verdade ultima, mas sim que as coisas se transformavam. Por isso propôs uma espécie de código de conduta humano, surgindo daí,idéias para uma obra famosa, A Crítica da Razão Prática.

Foi autor também de várias outras obras como, Crítica da Razão Pura, Crítica da Faculdade do Julgar, Metafísica dos Costumes, etc....
tracking img