Pensadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. Como deve ser realizada a coleta de amostra biológica para a realização do Hemograma?




Deverá ser verificado os exames o qual foram solicitados para que seja feita a devida separação dos tubos adequados para o exame solicitado, é feito a identificação do paciente e realizado a técnica de venopunção, se houver anticoagulante no tubo e feito a mistura do sangue por inversãovagarosamente. Observar o estado do paciente, descartar o material contaminado em local próprio e encaminhar as amostras o mais breve possível para o laboratório.

O sangue é colhido por venipunctura para tubos (Vacutainer®) contendo um anticoagulante. Os três anticoagulantes mais utilizados são o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), a heparina e ocitrato trisódico. O EDTA remove o cálcionecessário à coagulação e é o anticoagulante mais indicado para contagens de células sanguíneas porque induz uma anticoagulação completa com efeitos menor sobre as células. A heparina atua pela formação de um complexo com a antitrombina, prevenindo a formação de trombina.. O citrato trisódico atua pela remoção de cálcio e é o anticoagulante mais utilizado nos estudos da coagulação e das plaquetas.02. Descreva a utilidade de todos os parâmetros analisados pelo Hemograma (série vermelha, série branca e Plaqueta).

Série branca:

O estudo da série Leucócitaria(leucograma) baseia-se nos seguintes parâmetros: contagem global dos leucócitos presentes num determinado volume de sangue, contagem diferencial dos diversos tipos leucocitários, avaliação morfológica de esfregaço de sangue aomicroscópio, proporções relativas, maturação e modificações na inflamação. A contagem normal de leucócitos varia entre 4,3 e 10,8 x 109/L. Deste valor, 45 a 75% são neutrófilos, 16 a 45% linfócitos, 4 a 10% monócitos, 0 a 7% eosinófilos e 0 a 2% basófilos.

O aumento do número de leucócitos (>10,8 x 109/L) designa-se por leucocitose e resulta, na maioria dos casos, do aumento do número de neutrófilos(neutrofilia). As principais causas de leucocitose são: infecção/inflamação, traumatismo e leucemia/linfoma. Há algumas situações que são acompanhadas pelo aumento de um tipo específico de leucócito, pelo que a realização de um hemograma pode ter particular interesse no seu diagnóstico. Por exemplo, as infecções bacterianas acompanham-se frequentemente de neutrofilia, as infecções víricas delinfocitose e as infecções parasitarias e doenças alérgicas de eosofilia.

A diminuição do numero de leucócitos para níveis inferios a 4,3 x 10/L designa-se por leucopenia e resulta geralmente de uma diminuição do numero de neutrófilos (neutropenia), sendo as principais causas fármacos que afetam a produção de leucócitos, as terapêuticas imunossupressoras e as síndromes de imunodeficiência.

Serievermelha:

O estudo da série eritrocitária (eritograma) inclui a contagem de glóbulos vermelhos, a dosagem de hemoglobina e a determinação do hematócrito, avaliação dos índices hematimétricos e analise morfológica das hemácias, procedendo uma avaliação quantitativa e qualitativa. Eritrócitos (GR) definem-se por três parâmetros quantitativos: o hematócrito, a concentração de hemoglobina e acontagem de GR. Três índices adicionais permitem descrever características qualitativas médias e incluem o Volume Globular Médio (VGM), a Hemoglobina Globular Média (HGM) e a Concentração Média da Hemoglobina Globular (CMHG). Hematócrito (Ht) –proporção do volume da amostra de sangue que é ocupado pelos GR. A forma mais apropriada para o determinar é por centrifugação, tal como descrito originalmentepor Wintrobe. Se expressa em % ou em litros por litro (L/L).

Concentração da Hemoglobina (Hb) – a hemoglobina é uma proteína dotada de uma coloração forte, o que permite a sua quantificação por métodos colorimétricos e espectofotométricos. As várias formas de hemoglobina patentes no sangue incluem a oxihemoglobina, a carboxihemoglobina e a metemoglobina, entre outras. Podem ser convertidas...
tracking img