Pensadores humanistas, religiosos, iluministas e liberais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vittorino da Feltre

Vittorino da Feltre nasceu Vittorino Ramboldini em Feltre, no norte da Itália. Ele era o filho de Bruto di Ramboldini, um notário , cuja família, uma vez que de alguma importância social, tinha caído em tempos difíceis. Quando tinha 18 anos, Vittorino Feltre deixou para a Universidade de Pádua , onde se sustentava por um tempo, ensinando gramática aos meninos. Depois dereceber seu diploma de doutor em artes na composição Latina e lógica, ele começou o estudo da matemática. Ele permaneceu em Pádua até 1415, ensinar a gramática e matemática. Em 1415-1416, ele estudou com Guarino da Verona em Veneza. Como era então o costume, ele tomou uma série de alunos para viver em sua casa e supervisionado de perto seus estudos.
Após a sua promoção para a cadeira de retóricaem Pádua em 1422, Vitorino era um dos mestres mais populares na universidade. Pequeno, mas duro e gracioso, ele era um professor dedicado, cuja simpatia com os métodos revolucionários acadêmicos do humanismo vão movê-lo em suas profundas convicções cristãs. Em 1422, no entanto, as condições de Pádua forçou-o a ir rapidamente para Veneza e, em seguida, a convite de Gianfrancesco Gonzaga, Marquêsde Mântua, a cidade de Mântua, onde abriu uma escola para crianças tutor do marquês. Mântua em seguida, tornou-se casa Vittorino para o resto de sua vida.
A escola de Vittorino foi criada com o ideal de educar o menino Christian usando as disciplinas recém-descobertos de clássica, especialmente da Roma antiga, em filosofia moral e da literatura. . Vittorino foi um dos maiores clássicoseruditos de sua época. Em sua escola, que era conhecida como Casa Giocosa, ou “Feliz Casa” que era um palácio fornecido pelo marquês, ele treinou não só as crianças da família Gonzaga, mas também as crianças daquela cidade e de outras cidades. Ele supervisionou a física, bem como o desenvolvimento moral e intelectual de seus alunos.
A direção-chefe da escola de Vittorino estava treinando nosclássicos, e latim era a língua de ensino, bem como de conversa. Os alunos aprenderam a escrever grego, muitas vezes, com 12 anos de idade. Vittorino manteve a devoção de seus patronos e alunos ao longo de sua vida. Vittorino nome era conhecido em toda a Itália, foi um dos maiores humanistas eruditos de sua época. Morreu em Mântua.
Erasmo de Rotterdam



Erasmo-(1467-1536) ficou conhecido comoErasmo de Rotterdam, mas seu nome era Desidério Erasmo e ele foi um pregador do evangelismo filosófico. Nasceu na cidade de Rotterdam, na Holanda. Em 1488 ingressou na ordem dos agostinianos e virou padre, depois aceitou o cargo de secretário do bispo de Combai, na França. Em Paris estuda teologia. Escreve Colóquios e Antibárbaros, que é considerada uma obra escolástica, crítica da exaltação dosvalores da Antiguidade clássica. Viaja pela primeira vez para a Inglaterra em 1499, onde toma contato com o movimento humanista e conhece aquele que seria seu grande amigo, Thomas More. Traduz o Novo Testamento. Mantém vasta correspondência. Denuncia a vida na igreja como distante da fé. Fala que os cristãos devem seguir os ensinamento simples de Cristo, sendo que a estrutura da igreja e da vidamonástica haviam se tornado distantes do amor de Deus, de Sua benevolência e da prática evangélica que Erasmo defende na Filosofia Christi. Os homens renascentistas dedicaram-se à várias atividades. Eles começaram a contar a nova realidade. Cervantes, no célebre livro Dom Quixote de la Mancha conta-nos a história de um louco, apegado à valores que já não existiam como a dignidade, decência e nobrezade caráter do cavaleiro medieval. Erasmo de Rotterdam escreve um livro, Elogio da Loucura,(dedicado a Thomas More) onde apresenta a loucura como uma deusa que conduz as ações humanas. Identifica a loucura em costumes e atos como o casamento e a guerra. Diz que é ela que forma as cidades, mantém os governos, a religião e a justiça. Ele critica muitas atividades humanas, identificando nelas...
tracking img