Socialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Socialismo
Anarquismo
Liberalismo
Totalitarismo


Socialismo
A história do socialismo encontra suas origens na Revolução Francesa e nas mudanças trazidas pela Revolução Industrial, apesar deele ter precedentes em movimentos e ideias anteriores. Assim como o conceito de capitalismo, ele contém uma grande gama de visões.
O termo 'socialismo' é geralmente atribuído a Pierre Leroux em 1834,que chamou de socialismo "a doutrina que não desistiria dos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade" da Revolução Francesa de 1789, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então naInglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.
A maioria dos socialistas daquele período se opuseram aos deslocamentos trazidos pela Revolução Industrial. Eles criticaram oque conceberam como injustiça, desigualdades e sofrimentos gerados pela revolução e o mercado livre laissez faire no qual ela se sustentava.
Origens do socialismo
O surgimento do termo "socialismo" éfrequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

Conde deSaint-Simon, fundador do socialismo francês
Os primeiros socialistas modernos eram os críticos sociais ocidentais do início do século XIX. Nesse período, o socialismo emergiu de uma combinação de doutrinas eexperimentos sociais associados primariamente com pensadores franceses e britânicos - especialmente Robert Owen, Charles Fourier, Pierre-Joseph Proudhon, Louis Blanc e o Conde de Saint-Simon. Essescríticos sociais criticaram os excessos de pobreza e desigualdade da Revolução Industrial, e defendiam reformas como a distribuição igualitária de riquezas e a transformação da sociedade em pequenascomunidades nas quais a propriedade privada seria abolida. Apresentando princípios para a reorganização da sociedade por linhas coletivistas, Saint-Simon e Owen queriam criar o socialismo nas bases de...
tracking img