Resumo iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Depois de Hume, o alemão Kant foi o próximo grande construtor de um sistema filosófico. Mas a França também contou com muitos “pensadores” importantes no séc. XVIII.
Podemos dizer que na primeira metade No séc. XVIII o centro filosófico da Europa esteve na Inglaterra, e em meados do séc. se deslocou para a França e em fins do séc. passou para a Alemanha. Para resumir, foi um deslocamento daparte Ocidental para a Oriental.
Resumido de forma extremamente breve, contaremos alguns pensamentos que eram comum a todos os filósofos do Iluminismo Francês. Trata-se aqui de nomes importantes, como Montesquieu, Voltaire, Rousseau e muitos outros.
Vamos dividir em conceitos, e o primeiro conceito-chave, é portanto, a REVOLTA CONTRA AS AUTORIDADES. Muitos dos filósofos do Iluminismo francêstinham visitado a Inglaterra, que em certo sentido, era mais liberal que a França. A ciência natural inglesa, sobretudo Newton e sua física universal , fascinou esses filósofos franceses, e foram fontes de inspiração para eles, principalmente Locke e sua filosofia política. Quando eles voltaram para a França, começaram a se rebelar contra o velho autoritarismo. Eles achavam que era muitoimportante continuarem céticos a todas verdades herdadas e acreditaram que o próprio indivíduo deveria encontrar as respostas para suas perguntas. Nesse ponto, a “fonte de inspiração” era a tradição dos Descartes, pois propunha a reconstrução de tudo de baixo pra cima.
A Revolta contra o velho autoritarismo não demorou a se voltar também contra o Rei, o poder da igreja e a aristocracia.
No séculoXVIII essas instituições eram muito mais poderosas na França do que na Inglaterra. E então veio a Revolução. No ano de 1789.
Nosso próximo conceito chave é o Racionalismo.
Locke, enquanto pensador, não foi muito empírico. Ele achava que a crença em Deus, como exemplo, e em certas normas morais era parte integrante da consciência humana. Esta idéia também foi o núcleo do iluminismo Francês.Na verdade, os franceses sempre foram mais racionalistas que os ingleses.
E esta diferença remonta a idade média. Enquanto os ingleses falavam de “common sense” os franceses gostavam de falar de “evidence”. A expressão inglesa pode ser traduzida para “o que é do conhecimento de todos” e a francesa por “evidência” .
O “common sense” apelava a razão, o fato de ela existir, era evidente.
Asemelhança dos humanistas da antiguidade, como Sócrates e os Astóicos, a maioria dos filósofos do iluminismo tinha uma crença inabalável na razão humana. Isto era algo tão evidente que muitos chamam o período do iluminismo Francês simplesmente de racionalismo. A nova ciência natural deixou claro que tudo na natura era racional. Assim, os filósofos iluministas consideravam criar uma base para a moral,a ética, e a religião que estivesse em sintonia com a razão do homem. E isto levou ao “Pensamento do Iluminismo” , nosso terceiro ponto.
Dizia-se então, que era chegado o momento de “iluminar” as amplas camadas da população, ou seja, esclarecê-las para todos. Esta seria a condição “sine qua nom” de uma sociedade esclarecida. Entre o povo, porem o que fazia sucesso era a incerteza e asuperstição. Por isso dedicou-se especial atenção a educação. – Não foi por acaso que a Pedagogia surgiu na época do iluminismo.
Isso quer dizer que o sistema educacional vem da idade media, e a pedagogia do Iluminismo.
O grande monumento do Iluminismo é uma enciclopédia. A “ enciclopédia “, surgida em 1751 e 1772, em 28 volumes, com contribuição de todos os grandes filósofos iluministas.
Opróximo ponto é o “Otimismo Cultural” .
Os filósofos iluministas diziam que somente quando a razão e o conhecimento fosse oferecido a todos, é que a humanidade faria grandes progressos para que sumisse a ignorância e a arrogância e surgisse uma sociedade iluminada, esclarecida. Este pensamento dominou a Europa Ocidental até pouco tempo atrás.
Hoje não estamos assim tão convencidos de que o...
tracking img