Sintese tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL


TEMPOS MODERNOS


Ceilândia (DF)
Março/2012

“Tempos modernos” no qual Charles Chaplin como ator principal vive um conflito constante paraadaptar-se ao novo ritmo do trabalho, mostrando o inicio dos movimentos por direitos do trabalhador, ainda fica clara a alienação do trabalhador. A mudança das relações de trabalho faz com que hajatambém uma transformação naquilo que é valorizado na trajetória do trabalhador, Chaplin como membro de uma fábrica acaba por enlouquecer devido à atividade repetitiva. O filme focaliza a vida nasociedade industrial da época, caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização de trabalho, ou seja, cada funcionário era responsável por uma etapa do processoprodutivo. A produção em massa como conhecida, deve ser feita no menor tempo possível. Esse processo é denominado Taylorismo e Fordismo.
Esse processo de industrialização retrata a alienação do trabalho nocapitalismo, transformando o operário em apêndice das máquinas. Poderia ter um diploma técnico que o qualificasse para tal atividade, e deveria ter a força física necessária para acompanhar a jornadade trabalho. A diminuição dos gestos do trabalhador para um aumento na produtividade, em dado momento o dono da fabrica resolve utilizar-se de um método novo que consiste na alimentação do trabalhadorde forma mais rápida, a divisão do trabalho foi introduzido com o fordismo e o taylorismo para acelerar o ritmo da produção e aumentar a quantidade do produto final.
Os operários eram cada vez maisexplorados na medida em que a ambição dos patrões lhe cabia. Sem ter seus direitos trabalhistas era obrigado a suprir a vontade de seus senhores. Mas em função a condição de trabalho deixava-osinsatisfeitos promovendo movimentos grevistas para a melhoria das condições salariais e trabalho. Mas o mesmo era reprimido pelos patrões, que usavam da força política e autoridades policiais para sufocar...
tracking img