Peneiramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1

Aula -1

1

OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1
Capítulo I – Caracterização da Partícula Referências: Allen, T. “Particle Size Measurement”, Chapman e Hall, Londres, 5ª ed. (2001). Entre as múltiplas facetas que a caracterização de partículas pode oferecer, abordaremos neste curso, a dimensão característica da partícula a análise granulométrica e a forma da partícula. 1- Dimensãocaracterística: As maneiras de caracterizar a dimensão de uma partícula e os métodos para sua obtenção. 2- Análise Granulométrica: Análise de distribuição de tamanhos de um conjunto de partículas (Modelos de Distribuição)
Capítulo I – Caracterização da Partícula

3- Forma da Partícula: Conceito de esferecidade – Fatores de Forma

2

OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1
O conhecimento do tamanho e dadistribuição do tamanho de partícula é um pré-requisito fundamental para muitas operações de produção e processamento envolvendo sistemas de materiais particulados. A determinação de valores exatos de tamanho de partícula é importante, mas de difícil medida. Como cada técnica de análise é baseada em princípios físicos diferentes, os resultados obtidos por estas análises podem também ser diferentes.Além disso, os fabricantes de equipamentos de análise usam projetos de construção distintos, o que também pode acarretar em resultados diferentes mesmo entre equipamentos que utilizam o mesmo princípio físico básico. Um dos fatores de grande importância a ser considerado na determinação da distribuição do tamanho de partícula é qual dimensão da partícula está sendo medida. Uma esfera pode ter oseu tamanho definido por um único valor: o diâmetro. Porém partículas com formatos irregulares necessitam de mais de uma medida para a quantificação do seu tamanho. Para expressar este valor em um único número, normalmente adota-se o valor de uma esfera equivalente. Dependendo do que é medido (maior ou menor comprimento, volume, massa, área projetada, velocidade de sedimentação, etc.) o diâmetrodesta esfera equivalente apresenta valores diferentes

Capítulo I – Caracterização da Partícula

3

OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1
DIÂMETROS EQUIVALENTES
Para partículas que possuem uma forma geométrica canônica como esfera, cilindro ou cubo, a determinação do tamanho das mesmas se dá (convencionalmente) pela medida do seu raio ou diâmetro, do diâmetro da base e altura e do comprimento da aresta,respectivamente. Nas plantas de beneficiamento de minérios, as partículas na grande maioria das vezes possuem forma irregular, daí o uso do conceito de tamanho equivalente, que é determinado pela medida de uma propriedade dependente do tamanho da partícula, relacionando-a com uma dimensão linear.

Diâmetro
Volumétrico (dv)
Capítulo I – Caracterização da Partícula

Definição
Diâmetro da esferacom o mesmo volume que a partícula Diâmetro da esfera com a mesma área superficial que a partícula Tamanho equivalente da menor abertura através da qual a partícula passa Diâmetro da esfera com a mesma velocidade de sedimentação que a partícula Diâmetro do círculo com a mesma área projetada que a partícula
4

Superficial (ds) Peneira (dp) Stokes (dSt) Área projetada (d a )

DIÂMETROSEQUIVALENTES

OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1

Capítulo I – Caracterização da Partícula

5

OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1
1- Dimensão característica Vamos apresentar neste tópico os diâmetros de partículas mais utilizados na literatura: a) Diâmetro de peneiras (d#) Ref. Perry-21-38 (5ªEd.) Dimensão características: abertura da peneira. Notas:
Capítulo I – Caracterização da Partícula

d#

As peneiras sãoespecificadas, pelo mesh, que é o número de aberturas em cada polegada linear, medida ao longo de um fio (série tyler). No Perry pg. 19-20 tem uma relação de peneiras que varia de 2 mesh à 400 mesh com os respectivos diâmetros, em forma de tabela (Série Tyler)

6

OPERAÇÕES UNITÁRIAS-1
1- Dimensão característica

Professor Claudio Roberto Duarte

d#

Capítulo I – Caracterização da...
tracking img