Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JAQUELINE TEIXEIRA DOS REIS


















PINDAMONHAGABA



























FACULDADE SUMARE
SÃO PAULO
2012
JAQUELINE TEIXEIRA DOS REISPINDAMONHAGABA




Trabalho de Pesquisa de Campo realizado para a disciplina de Geografia Regional I, sob orientação da ProfªIvone da Faculdade Sumaré.




















FACULDADE SUMARE
SÃO PAULO
2012
Cidade de Pindamonhangaba

Pindamonhangaba está localizada às margens da Rodovia PresidenteDutra. Erigida em 1690, a partir de colonizadores vindos de Taubaté. Em 1705, ascende à vila, e em 1849, à cidade. No início do século XIX, porém, já desenvolve novas atividades, desligadas dainfluência rural, mais urbanas.
Era uma “cidade de fim-de-semana”, com poucas ruas e casas. Começa a crescer a partir da metade do século XIX, quando as atividades urbanas crescem.
Surgem as primeirasatividades industriais, como o bene- ficiamento de arroz e a de tecidos. No século XX, destaca-se pela grande quantidade de indústrias que se instalam no seu município. Hoje a cidade de Pindamonhangaba, temcomo fonte de renda as industrias, comércios e o turismo. Uns dos prédio mais visitado em Pindamonhangaba é o edifício.

Palacete da Palmeira

Também projetado pelo construtor português FranciscoPereira de Carvalho o edifício foi construído por volta da década de 60 do século XIX, por um dos maiores fazendeiros de café da cidade, Antônio Salgado Silva, mais tarde, visconde de Palmeira.Herdou-o sua filha Antônia Salgado Filho, casada com Eloi Bicudo de Varella Lessa, razão pela qual também ficou conhecido por Solar do Barão de Lessa.
A sua construção é eclética, em taipa de pilão epau-a-pique, com terraço descoberto nos fundos, no nível do segundo pavimento, do qual se descortina uma ampla paisagem em direção ao Rio Paraíba. As fachadas principais são ricamente ornamentadas, com...
tracking img