Pendulo simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1@
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Curso de Física (Noturno) - Física Experimental A

Pêndulo Simples

RELATÓRIO

2-Objetivos:
Determinar a aceleração gravitacional,observar ainfluência da variaçãocomprimento do pêndulo no período de oscilação. T²=4π²g.L .Onde g é a aceleração da gravidade.

2-Apresentação:
O pêndulo simples é formado por uma particula de massa msuspensa por um fio leve e inextensível com comprimento variável.ligado a um ponto fixo (ver figura 1). Quando a partícula é levada de uma posição de mínima energia (ponto A ) para um ponto de energiamais alto (ponto B ) e é abandonada ( velocidade inicial nula ) , então, a partícula descreverá um movimento oscilatório, no plano da figura, em torno da posição A.

Figura 1- Exemplo esquemático e umpêndulo simples.  
Desprezando a resistência do ar, a resultante das forças aplicadas à massa m na direção tangencial ao arco de circunferência é expressa por:
FT= - m g sen θ (1)A aceleração tangencional é dada por:
aT= L

Introdução Teórica
Em Mecânica, um pêndulo simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila emtorno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimentooscilatório. A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T): é ointervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico e oscilatório.
Épossível relacionar o período ( T ) com o comprimento ( L ) do pêndulo e a força da gravidade (g) aplicando as leis de Newton. Tal relação é expressa por:

T = 2π (1) [1]...
tracking img