Autocrascia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio) e kratos (poder), poder por si próprio. É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder. Pode ser umlíder, um comitê, uma assembléia... O governante tem controle absoluto em todos os níveis de governo sem o consentimento dos governados. O sentido do termo tem uma denotação histórica concreta epolítica que convergem em muitos pontos.

As monarquias nem sempre são autocratas. Já as monarquias absolutistas se enquadram na classificação de regime político autocrático, pois o monarca absoluto é oúnico detentor do poder, fugindo ao controle de qualquer outro órgão. Nas monarquias absolutistas, também não há a participação popular nas decisões, outra característica da autocracia.Historicamente, refere-se ao Império Bizantino em que o imperador se denominava autocrator, o que significava para ele que o seu poder era supremo, absoluto, ilimitado, irresponsável com relação a qualquerinstituição terrestre e dado somente por Deus. Era um governo total sobre a sociedade porque controlava o domínio temporal e espiritual. A história do termo prolongou-se após o fim do Império Bizantino coma adopção pela Rússia da ideologia imperial de Bizâncio. Além de adoptar o título de czar, equivalente russo do César latino, adoptou também a denominação e substância da autocracia.

Politicamente,a autocracia é um termo que denota um tipo particular de governo absolutista, tendo um sentido restrito e outro mais amplo. O restrito e mais exacto reporta-se ao grau máximo de absolutismo napersonalização do poder. O sentido amplo é de um governo absoluto com poder ilimitado sobre os súbditos, que apresenta uma grande autonomia em relação a qualquer instituição e aos governados. O chefe deestado absoluto é autocrata, portanto, sempre que não haja força social capaz de limitar explícita e implicitamente os seus poderes políticos. Logo nem todos os monarcas absolutos são autocratas, na...
tracking img