Pena de morte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pena de morte é assunto que é pauta há algum tempo. Os que são contra a aplicação de tal medida defendem que ela não dá oportunidade de um indivíduo se arrepender e mudar de comportamento pelocrime cometido e ainda fica-se sujeito a erro judiciário. Em contrapartida, os que a defendem são da opinião que a pena capital serviria para punir de modo severo os crimes mais graves além deproporcionar maior receio nos indivíduos a cometê-los.

As estatísticas nos países que adotaram a pena de morte mostram que o problema da criminalidade não foi melhorado com a aplicação dessa medidacorretiva. Países como China, Irã e EUA ainda possuem um nível alto de criminalidade apesar de tal pena em vigor. Pelo resultado das entrevistas, percebe-se que a maioria das pessoas adotam essa correntecontrária, apontando como principais causas de fracasso dessa medida as estatísticas mundiais e também possíveis erros judiciários como já aconteceu no passado quando o Brasil adotava a pena capital eforam enforcados pessoas erradas, em sua grande maioria pobres e negros.

A corrente favorável a aplicação da pena de morte defende que existindo a pena de morte os crimes mais graves teriam os autoresexemplarmente punidos e isso geraria mais temor no indivíduo quando fosse cometer algum crime. Portanto, muitos crimes seriam evitados pelo simples fato de o indivíduo ter receio de perder a vida.A adoção da pena de morte não resolve o problema da criminalidade e não é a mais adequada para se punir um infrator da lei. O ser humano tem que ter o direito de se recuperar, embora tenha cometidoalgo cruel. O que é preciso é dar oportunidade de que ele possa mudar de comportamento. No Brasil, atualmente, isso é quase impossível, pois as cadeias são superlotadas, os presos não têm trabalhosocupacionais a fazer, não são compelidos a trabalhar para o seu sustento. É preciso mudar as leis, dar boas condições carcerárias que ofereçam oportunidades de recuperação comportamental e...
tracking img