Tecido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Nervoso 
 
            O tecido nervoso é um dos quatro tios básicos de tecidos do corpo, encontrando-se distribuído por todo organismo. É formado por células, os neurônios e as células glia ou neuroglia. Estas, por sua vez, são formadas pelos astrócitos protoplasmáticos e fibrosos, pelos oligodendrócitos e pelas microglias. Todas estas células agrupam-se, formando o Sistema Nervoso, queé dividido em Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) e em Sistema Nervoso Periférico (gânglios nervosos e nervos).  
 
     Neurônios
O neurônio é a maior célula nervosa. Histomorfologicamente é formado por um corpo (pericário), onde se localiza o núcleo. Do corpo partem prolongamentos celulares denominados dendritos e um prolongamento citoplasmático chamado axônio, cujaextremidade distal denomina-se telodendro.
          De acordo com sua morfologia, os neurônios podem ser classificados em:
* Neurônios Multipolares: Apresentam vários dendritos e um axônio. É o tipo mais comum.
* Neurônios Bipolares: Apresentam um dendrito e um axônio, localizados em pólos opostos da célula. Encontrados nos gânglios coclear e vestibular, na retina e na mucosa olfatória.
*Neurônios Pseudo-unipolares: Apresentam apenas um prolongamento citoplasmático, que próximo ao pericário bifurca-se em axônio e dendrito. Encontrados nos gânglios espinhais.
Obs.: Todo neurônio pode apresentar um ou vários dendritos, entretanto apresenta só um axônio.
 
          Citomorfologicamente o neurônio apresenta o núcleo arredondado e central. A cromatina nuclear é descondensada (eucromatina), por isso, o seu núcleo é claro, deixando o nucléolo bem evidente.
           Em neurônios do sexo feminino, encontra-se aderido à face interna do envoltório uma estrutura elétron-densa denominada cromatina sexual.
           No citoplasma dos neurônios destaca-se em volta do Núcleo a presença do Complexo de Golgi que é visto apenas no citoplasma do pericário, não sendo observado nocitoplasma dos dendritos, nem do axônio.
           As mitocôndrias são encontradas em grande quantidade no citoplasma dos telodendros, em quantidade moderada no pericário.
           No citoplasma do pericário encontram-se estruturas basófilas, constituídas por polirribossomos livres e Retículo Endoplasmático Rugoso, denominadas Corpúsculo de Nissl. Destacam-se também algumas inclusõescitoplasmáticas e algumas vesículas lipídicas.
 
    Sinapses
           São locais de contato entre os neurônios ou entre neurônios e outras células efetuadoras. A função da sinapse é transformar um sinal elétrico do neurônio pré-sináptico em um sinal químico que atua sobre a célula pós-sináptica. A maioria das sinapses transmite informação por meio da liberação de neurotransmissores.
            Asinapse constitui-se por um terminal axônico (terminal pré-sináptico) que traz o sinal, uma região na superfície da outra célula, onde gera um novo sinal (terminal pós-sináptico) e um espaço muito delgado entre os dois terminais, a fenda pós-sináptica.
            A sinapse de um axônio com o corpo celular (pericário) chama-se axo-somática, a sinapse com um dendrito chama-se axo-dendrítica e entredois axônios chama-se axo-axônica. O terminal pré-sináptico contém vesículas sinápticas com neurotransmissores e contém também muitas mitocôndrias. Por não possuir estas vesículas é rara a passagem de estímulo nervoso de um dendrito para outro, mas isto acontece, sendo chamada de sinapse dentro-dendrítica.
 
      Neuroglia
* Astrócitos protoplasmáticos: (localizam-se na substância branca)Citomorfologicamente apresentam o corpo arredondado, de onde partem numerosos prolongamentos citoplasmáticos, sendo estes grossos e intensamente ramificados. Alguns destes prendem-se à parede endotelial dos capilares sanguíneos, sendo chamados de pés-vasculares. Por isso são responsáveis pela sustentação e nutrição do tecido nervoso. Participam também do controle da composição iônica e molecular...
tracking img