Pele humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

nome

A PELE HUMANA




A PELE HUMANA

Trabalho de Aspecto Biológico, apresentado ao curso de Educação Física como quesito de avaliação, sob a orientação da Prof.ª ......

SUMÁRIO

1. Introdução..................................................................................................04 2. A PeleHumana..........................................................................................042.1. Constituição............................................................................................042.2. Funções..................................................................................................072.3.Cuidados.................................................................................................113. Considerações Finais.................................................................................124. Referências................................................................................................13 |

1. INTRODUÇÃO

Irei apresentar a pele humana, as suas constituições (epiderme e derme), as funções (excretora, protetora, de relação, termorreguladora emetabólica) e os cuidados com a pele.
O nanismo gigantismos como ocorre, porque, e como evitar.

2. A PELE HUMANA
A pele é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conterterminações nervosas sensitivas. A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea.
2.1. CONSTITUIÇÃO
A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme. A hipoderme, ou tela subcutânea, é uma camada de tecido conjuntivo frouxo, que fica logo abaixo da derme. Há ainda vários órgãosanexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas, escamas e cascos. A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante. A pele é responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela proteção.Ela nos protege dasdoenças, porém não é 100% eficaz, podendo deixar entrar larvas de esquistossomos e do ancilóstomo.
* Epiderme
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra por não possuírem pelos), e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura.
Aepiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também ninhos de melanócitos (produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV); e célulasimunitárias, principalmente células de Langerhans, gigantes e com prolongamentos membranares.
A epiderme não possui vasos sanguíneos, porque se nela houvesse vasos ficaria mais sujeita a ser "penetrada" por microorganismos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
A epiderme apresenta várias camadas. A origem damultiplicação celular é a camada basal. Todas as outras são constituídas de células cada vez mais diferenciadas que, com o crescimento basal, vão ficando cada vez mais periféricas, acabando por descamar e cair (uma origem importante do pó que se acumula nos locais onde vivem pessoas ou outros seres vivos). Camada basal, é o mais profundo, em contato com derme, constituído por células cúbicas pouco...
tracking img