Pediculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01- DEFINIÇÃO DE PEDICULSE
Pediculose é uma enfermidade que vêm sendo descrita desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, sendo considerado um sério problema de Saúde Pública em todas as Américas. Podem-se encontrar dados dessa enfermidade na Bíblia como sendo a terceira praga descrita por Moíses:
Egito, 1300 a.C.
“16 Disse o SENHOR a Moisés: Dize a Arão: Estenda a tua vara e fere o póda terra, para que se torne em piolho por toda a terra do Egito.
17 Fizeram assim: Arão estendeu a mão com a sua vara e feriu o pó da terra, e houve muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos por toda a terra do Egito.
18 E fizeram os magos o mesmo com suas ciências ocultas para produzirem piolhos, porém não o puderam; e havia piolhos nos homens e no gado.
19Então, disseram os magos ao Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração do Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito.”
Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estejam infestadas por piolho. Segundo Chosidow na França mais de 49% de crianças estão positivas para piolho, 20% em Israel, e nos Estados Unidos das Américas estima-se que cerca de 6-12 milhões de pessoas seinfectam por ano. No Brasil a pediculose atinge cerca de 30% das crianças em fase escolar.
Dá-se o nome de Pediculose à infestação causada por um inseto cujo nome científico é Pediculus humanus. Esse nome é em latim. Assim, Pediculus corresponde ao gênero, e humanus (começando com letra minúscula mesmo), corresponde a uma espécie desse gênero.
Bem, de qualquer forma o piolho que mais conhecemos sealoja apenas em nossas cabeças e se alimenta de nosso sangue. E para isso, são muito bem adaptados. Uma adaptação que é muito antiga, pois seus ovos já foram encontrados em múmias egípcias de 5.000 anos atrás. Portanto, não é uma novidade no ser humano. E também não é raro. Ao contrário, é muito comum em todas as raças humanas e em todos os países, pobres ou ricos, em climas tropicais ou climasmuito frios como o do Canadá.
Seu ciclo de vida se completa em 30 dias, podendo viver de 01 a 03 meses. Dados da literatura afirmam que o piolho pode sobreviver até 03 dias sem se alimentar, a fêmea pode colocar até 300 ovos durante sua vida, com média de 7 a 10 ovos diários, dependendo das condições de temperatura, umidade e pH de seu hospedeiro, dentre outros fatores. Esses ovos (lêndeas) sãopresos por uma substância acinzentada e desta forma garante assim a fixação nos hospedeiros. Dentre os aspectos morfológicos que diferencia os estágios evolutivos, podemos encontrar para os estágios de ovos, o tamanho, que é menor que 1,0 mm de diâmetro, e pode eclodir entorno de 10 dias, originando as ninfas que se tornam adultas em aproximadamente 10 dias, após passarem por 03 estágios de ninfascom as suas respectivas ecdises/mudas.
Embora a literatura afirme que a infestação esteja associada a péssimas condições ambientais, é importante mencionar que qualquer pessoa independente da classe social, sexo, raça, credo ou cor pode ser infestada por piolhos.

CLASSIFICAÇÃO
Os piolhos são atualmente classificados em quatro sub-ordens:
Rhyncophthirina: parasitas dos javalis-africanos eelefantes
Ischnocera: parasitas das aves
Amblycera: piolhos mastigadores
Anoplura: piolhos sugadores, inclui o piolho humano
A ordem Anoplura reúne cerca de 500 espécies de insetos conhecidos como piolhos. Os Anoplura são parasitas que se alimentam, de uma forma geral, do sangue de mamíferos. Ectoparasitos especializados, passando todo o seu ciclo de vida no hospedeiro. O piolho tem 3 fases deapresentação: ovos( lendêas), ninfas(3 mudas/estágios) e adultos (macho e fêmea). As ninfas podem ser diferenciadas em função do tamanho, já entre os adultos, alem da diferenciação do sexo com a presença do edago, aparelho reprodutor dos machos, encontramos também diferenciação etre os tamanhos. Esta subordem, se divide em:
Pediculus humanus capitis

Esta classe de piolhos parasitam o couro...
tracking img