Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Conforme ARROYO (2000) Memorial traz, em seus relatos a concretude do trabalho docente, que em contacto com a teoria e as reflexões do cotidiano escolar, processam a espiralidade da interação da teoria e prática, assim, cada cursista passa a sentir-se “dono” do seu espaço de educador. Enveredar por essas afirmações foi o que nos possibilitando a ver o ressignificar do papelde professor.
Entretanto, o memorial age como um fio condutor que vai contornando os diversos feixes da construção deste saber, sem uma pretensão de linearidade, mas que provoca uma reflexão constante no seu agir, apontando para uma dimensão participativa, não apenas no intramuros da escola, mas que extrapola para a prática de uma cidadania responsável. Desta forma, ao propormos através dasanálises dos Memoriais, estabelecer um diálogo entre o fazer pedagógico e a teorização, já estamos permitindo um ponto de abertura para que o movimento de ação – reflexão - ação possa ser vislumbrado, pois como afirma Arroyo:

Se tomamos como objeto de nossas pesquisas as relações entre trabalho e educação, assumimos o trabalho como princípio educativo e a centralidade do trabalhohumano como constituinte da condição humana, nosso dialogo com a teoria e a prática pedagógica e com os profissionais que pesquisam e que fazem a educação escolar deveria ter sido constante e fecundo. Estamos no mesmo campo. (2000,p.139)

Capítulo I – História de Vida

O ser humano passa ao longo da vida por várias etapas e experiências que contribuem de forma positiva ou negativa para suaformação, quer seja de raízes, da cultura, da religião ou dos meios sociais em que se vive.
Sou o terceiro filho do casal Silvestre Ribeiro de Souza Netto e Sebastiana Ribeiro de Souza, ambos lavradores residentes no Córrego Queira Deus Zona Rural de Barra de São Francisco, nasci dia 05 de junho de 1979 precisamente ás onze horas e vinte minutos no hospital Doutora Rita de Cássia, com muita saúde etrazendo um grande presente para minha mãe, (meus olhos verdes) iguais aos dela e que nenhum dos meus irmãos possuem.
Meu pai era o provedor da nossa humilde família, com muita luta e força de vencer trabalhava nos braços para nos alimentar e nos educar. Dentro das suas possibilidades ele me ensinava a ler e a fazer cálculos com apenas cinco anos de idade, eu fui uma criança muito curiosa e tudoque meu pai tentava me ensinar eu fazia o máximo esforço de aprender só para vê-lo feliz.
Recordo- me aos domingos eu e meus irmãos nos arrumávamos e ao meio dia estávamos prontos sentados na primeira fileira de bancos da igreja Católica da Comunidade Itaunas, na qual meu pai era mensageiro bíblico.
Vivíamos com dificuldades financeiras, não havendo possibilidades de permanecer na zona ruralmeu pai foi para a capital Vitória onde trabalhou como cobrador de ônibus e segurança, contribuindo assim com a melhora de vida da sua família, que ficou para trás na zona rural. O tempo se passou e meu pai vendo que não podia ficar ausente da criação dos filhos, retornou para nossa cidade e foi trabalhar como meeiro agrícola. Foi um período muito complicado, pois, nascia o meu irmão caçula e o meusegundo irmão acima de mim vivia de casa para hospital todo tempo. Não havia luxo, brinquedos então nem pensar, roupas só eram compradas de ano em ano pela colheita de café, todo dinheiro era para nosso sustento e cuidar da saúde de minha mãe e meu irmão, mas o essencial nunca nos faltou graças a Deus. Tempos sofridos, mas um futuro cheio de conquistas nos esperava...
Já com meus 10 anos eusonhava com a possibilidade de meu pai comprar uma casa e um televisor, pois, todos tinham e não era justo eu e meus irmãos ficarmos indo importunar os vizinhos para assistir novelas.
No ano de 1994 o primeiro televisor de tela preta e branca veio nos alegrar e muito, parecia que a vida ganhou mais sentido, dava para sonhar, viajar sem sair da cadeira, a TV tornou-se nossa companheira de todos os...
tracking img