Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Políticas Públicas em Educação.
A inclusão de alunos com necessidades especiais é contemplada pelas Políticas Pública Brasileira. Descreva como surgiu o conceito de Educação Inclusiva. Pág. 148.
A proposta de Educação Inclusiva tem sua gênese na Conferência  Mundial de Educação para Todos, promovida pela UNESCO, em 1990, na  Tailândia. Nesse evento, por meio de um Plano de Ação, foiestabelecida  Perspectiva educacional de inclusão. Uma orientação político-filosófica relativa às propostas educacionais dirigidas aos alunos com necessidades educacionais especiais para contemplar questões básicas de aprendizagem. A referida Conferência, cujos resultados foram assinados por todos os países  presentes,  pretendeu ampliar o conceito de aprendizagem para todas as crianças, jovem e adulto,incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais. A esse respeito, cabe lembrar o seu art. I: Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expressão oral, o cálculo, a solução de problemas) quanto os conteúdos básicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes) necessários para que os seres humanospossam sobreviver desenvolver plenamente suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decisões fundamentadas e continuar aprendendo. (p. 1)
Com relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais como deve ser o processo de construção do PPP da escola? Pág. 150
R1: O processo deconstrução do PPP da escola deverá levar em consideração à diversidade dos sujeitos nele inscritos-incorporando as necessidades comuns e especiais de seu aluno, estimulando a participação dos envolvidos.
Como a autora Maria Fernanda Rezende Nunes define que o neoliberalismo entra no cenário mundial? Pág. 184
R- Entra no cenário mundial difundindo a crença no mercado o Estado mínimo  a exaltação daempresa privada e o darwinismo social, com a naturalização dos índices de desemprego. As políticas passam a se dirigir para a privatização o corte dos gastos públicos entre eles os benefícios sociais. Entretanto o desmonte do Estado do Bem-Estar Social nos países que foram efetivamente beneficiados por ele não é e nem tem sido tão fácil quanto à formulação teórica sugere, pois o trabalhador organizadotem forças pra lutar pela garantia das suas conquistas. Ele vai entrando como “uma luva” no Brasil sendo defendidas por tendências políticas divergentes.
Como esta organizada a educação básica no Brasil?
R: Educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e Educação Superior. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclosalternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios ou forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim recomendar.
Como Fávero e Andrade definem a Política Pública da Educação de Jovens e adultos no Brasil? Pág. 164, 165, 166
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, sempre ocupouespaço reduzido nos sistemas educativos, com um caráter estritamente compensatório e quase que exclusivo dos desprovidos de valor social. Os currículos, conteúdos, métodos e materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos geralmente reproduzem inadequadamente os modelos voltados às crianças.
A origem dos problemas está na não universalização do Ensino fundamental e no afastamento dopoder público no que se refere à definição e implementação de políticas públicas que garantam o atendimento de jovens e adultos trabalhadores. As ações definidas para a EJA configuram-se como campanhas ou movimentos, em geral desenvolvidos a partir do governo, com envolvimento de organizações da sociedade civil para a realização de propostas de eliminação do analfabetismo ou de formação de...
tracking img