Revolta da vacina e bota abaixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. A Revolta da Vacina e o “bota abaixo”

O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas sujas e estreitas, saneamento precário e foco dedoenças como febre amarela, varíola, tuberculose, entre outras. Os navios estrangeiros faziam questão de anunciar que não parariam no porto carioca e os imigrantes, recém-chegados da Europa morriampelas doenças infecciosas. Quando assumiu a presidência, Francisco de Paula Rodrigues Alves teve como meta o saneamento e a urbanização da cidade, para assumir as reformas nomeou Pereira Passospara o governo, Pereira Passos chamou os engenheiros Francisco Bicalho para a reforma do porto e Paulo de Frontin para as reformas do centro, Rodrigues Alves nomeou também Oswaldo Cruz para osaneamento.
No programa de saneamento Oswaldo Cruz criou brigadas sanitárias que rodavam a cidade espalhando veneno de ratos, mandou remover o lixo e até comprou ratos, o próximo alvo foio mosquito que transmitia a febre amarela, depois a varíola, e foi instituída a lei da vacinação obrigatória. Foi a lei da vacinação que causou a Revolta da Vacina que iniciou em 10 de novembrode 1904, a população se sentiu humilhada e não acreditava que a vacina funcionaria.
O “bota abaixo” foi o processo de demolição de cortiços, favelas, casarões, queriam instalar uma BelleÉpoque, algo diferente inspirado na Europa, alargar ruas e remodelar o porto. Com isso as pessoas mais necessitadas foram retiradas, pois para a elite eles eram uma classe perigosa e queespalhavam doenças, a única solução para os pobres que não tinham condições de construir ou comprar um lugar digno foi construir suas casas em barrancos.
As pessoas não foram muito beminformadas sobre as razões da vacinação e junto com os transtornos da reforma da cidade aconteceu a Revolta da Vacina que foi uma revolta popular contra o governo que agia de forma autoritária....
tracking img