Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE.



SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO


Ao final do século XIX, no período de formação da Sociologia enquanto ciência, Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber cientifico, assim como as demaisáreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era definir o objeto de estudo. Assim, segundo Durkheim, à sociologia caberia estudar somente os “fatos sociais”, e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo individuo.
A sociologiaestuda o comportamento do ser humano em função do meio em que vive. É a ciência que estuda as relações entre pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a analise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas deestrutura (as camadas sociais,a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas,políticas e culturais na sociedade daquele período.
A sociologia é a ciência que estuda o convívio entre as pessoas em grupos, associações, comunidades, em vários tamanhos de “rede social”: desde uma pequena família, até grandes grupos étnicos, religiosos, etc. É a criação de teorias baseadas no cotidiano, em coisas que acontecem muitas vezes de forma padronizada, mesmo em sociedades completamentediferentes.

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO


Toda sociedade possui mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos e costumes. Nesse sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades. A primeira pessoa que usou este termo foi um pensador eminentefrancês chamado Auguste

Comte, o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, há uma tríade clássica da sociologia: Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Auguste Comte
[pic]
Foi um filosofo francês, nascido em Montpellier em 1798. Escreveu o livro Curso de Filosofia Positiva, que seria uma filosofia das ciências. De um lado, procede a uma classificação dasciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três Estados, que caracterizaram períodos da historia humana.


Émille Durkheim
[pic]
Foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião e até suicídio. A ideia fundamental de Durkheimé que indivíduos que participam dos mesmos grupos e da mesma sociedade compartilhem valores, crenças e normas coletivas que os matem integrados.

Karl Heinrich Marx
[pic]
Foi um filósofo cientista político e socialista revolucionário muito influente em sua época, até os dias atuais. É muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Teve enorme importância para a políticaeuropeia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”.

Max Weber
[pic]
Foi um economista e sociólogo alemão, e é considerado atualmente um dos fundadores do estudo moderno da sociologia e administração publica. Teve grande influencia política na Alemanha, sendo um dos negociadores de seu país no Tratado de Versailles.
Até hoje as...
tracking img