Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Então Vale - tudo?
Introdução
Um exemplo mais comum e atual é a linguagem utilizada na internet, pelas “salas de bate-papos virtuais”, “blogs” e “rede sociais”,ao navegar percebe uso depalavras que foram abreviadas e também a escrita é empregada conforme se escuta a uma expressão de linguagem, neste modo existe uma adequação ao uso dessas palavras de forma a interagir com mais rapidez edinâmica em que possa ser aceitável por todos obterem uma comunicação mais espontânea e descontraída.
Exemplo de palavras comuns empregadas na internet: “vc” (significado: você), “kkkk”(significado: risos), “hj”(significado: hoje),entre outros...
A adequação lingüística os publicitários também usam e abusam da transgressão da língua,sem “preconceitos”,em prol da aceitação de sua mensagem.Aeles não importa o que os “comandos paragramaticais” comentam... Os publicitários até gostam da discussão,um exemplo típico é o slogan do comercial de televisão da caixa econômica federal,tipo:
“Vem pracaixa você também” (Observação: uso errado do modo imperativo de acordo com a norma formal)
O correto de uma normaformal seria: “Vem pra caixa tu também” ou “Venha pra caixa você também”
O que causou dúvida para a maioria dapopulação... Qual é o mais adequado? Qual foi o mais aceito? Segundo “Bagno”, deve-se encontrar um ponto de equilíbrio na “fusão da língua” : nos adequar à situação de uso da língua em que nosencontramos. Se for uma situação formal,tentaremos usar uma linguagem formal e se for uma situação descontraída,uma linguagem descontraída,seguindo as “leis dinâmicas” da adequabilidade e aceitabilidade.Apresentação do gráfico:

adequação
(-) aceitação (+)
Em termos de língua, tudo vale alguma coisa, compreendendo a formar de falar depende...
tracking img