Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 A SOCIEDADE PARA A SOCIOLOGIA CRÍTICA

1.1 Segundo Karl Mark

A sociedade capitalista sempre seria imperfeita, consequentemente o único caminho para a superação dos problemas sociais seria a luta política para a construção de uma nova sociedade: O socialismo.

Se interessou pela relação existente entre a consciência das pessoas e a forma de se organizarem para transforma a naturezaatravés do trabalho.

No capitalismo o trabalho se organiza de forma a dar origem à produção quase infinita de mercadorias. Aparência de nossa sociedade: Imenso depósito de mercadorias.

Conclui que para além da mercadoria e das relações de troca está à produção dessas mercadorias. Mark conclui que existem duas classes sociais básicas: de um lado os proprietários dos meios de produção e do outroos proprietários da força de trabalho.

Os proprietários da força de trabalho não têm outro recurso que não seja vender por salário a sua força de trabalho, que acaba por ser considerada também como mercadoria.

Com o capitalismo, a força de trabalho passa a ser considerada uma mercadoria que produz lucro para a classe empresarial.

Ao analisar a organização do trabalho no capitalismo, Markdescobriu uma contradição básica: a riqueza de alguns e devido à situação de exploração e pobreza que a imensa maioria está submetida.

Para Mark, a construção da nossa sociedade, com novas relações e instituições sociais só se daria a parti do movimento em que a classe trabalhadora, a mais prejudicada se organizasse e lutasse pelos seus direitos.

1.2 A ideologia e sua relação com a educaçãoSegundo Mark, para sobreviver, o ser humano transforma a natureza que o cerca e cria os bens materiais de que necessita. Assim, ao realizar trabalho, as pessoas passam a pensar e a desenvolver suas consequências para se comunicar, trocar idéias através de uma linguagem.

Para Mark, não é a consciência das pessoas que explica a sociedade, mais determinada maneira de se apropriar da natureza eagir cria determinada consciência, determinada maneira de pensar.

A sociedade capitalista se fundamenta numa organização de trabalho que da origem a classes sociais e onde os proprietários dos meios de produção exploram os não proprietários.

A visão que a classe empresarial tem do trabalho e de sua vida cotidiana e diferente da visão que tem a classe trabalhadora. Para a classe socialproprietária o trabalho e fonte de lucro; sua tendência e reforça os aspectos que acha positivo no capitalismo: Sociedade boa de riquezas, de progressos. Liberdade para empreender e torna-se rico. Para os trabalhadores, o trabalho e fonte de pobreza. Sua tendência e reforça os aspectos negativos de capitalismo: Sociedade desigual de privações, de salários baixos, falta de liberdade para se viverdignamente.

Para Mark, nos dias de hoje para impor sua visão de mundo, a classe dominante utiliza os meios de comunicação de massa, os jornais, as leis e finalmente a educação.

1.3 Educação e classes sociais

Mark possui uma visão de sociedade onde a escola, transmitindo ideologia seria o elemento de reprodução dos interesses da classe empresarial para ajudá-la a manter seu poder e domínio sobre aclasse trabalhadora.

Para Mark a educação e de classe e, a escolaridade, para a classe trabalhadora tem dois objetivos: preparar a consciência do individuo para perceber apenas a visão de mundo da classe empresarial como correta, transmissão de ideologia; preparar o indivíduo para o trabalho.

2.0 SOCIEDADE EDUCAÇÃO, E ESCOLA PARA ESTABLET-BAUDELOT

Segundo Establet-Baudelot a classeempresarial se escolariza para si perpetua na condição de classe dirigente, dominante; são os alunos que conseguem terminar, o curso secundário e ingressar em um bom curso superior.

Do outro lado, encontramos, a classe trabalhadora que se escolariza, perpetuando a condição de classe dirigida, dominada: são os alunos que mal conseguem terminar o primário e lutam para conseguir uma vaga em algum um...
tracking img