Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



1 INTRODUÇÃO


Para realização deste trabalho apresenta analisar a alfabetização numa perspectiva construtivista e progressista diferente daquela tradicionalmente conhecida através dos métodos análise e sintético que persistiram por muito tempo no processo de alcance da leitura e escrita.
Este trabalho opta por analisar métodos destinados a alfabetizarcrianças, levando em consideração critérios das propostas pedagógicas propostas tradicionais.
Apresenta como objetivo propor uma metodologia de alfabetização e letramento com base no pensamento construtivista e progressista, fazendo uma reflexão da alfabetização através dos pensamentos de autores como Piaget, Vygotsky e Ferreiro, e analisando os fatores que intervêm no processo de alfabetização osmétodos tradicionais de alfabetização cujo objetivo era a instrução sistemática da aprendizagem.
Com exercícios motores de habilidades especificadas por essa visão do processo de alfabetização gerou a perda de sua especificação, portanto, tornou-se um do mais relevante problema de fracasso na aprendizagem brasileira, evidenciadas principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental por meio dareprovação, repetência e evasão, causando uma massa desfavorecida, e excluída socialmente por não possuírem as habilidades básicas da leitura e escrita.





O processo de alfabetização baseava anteriormente, em função da relação método utilizado a maturidade da criança, considerando assim como dois polos distintos do processo.
Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como merasistematização do "B + A = BA", isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade formada por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir e interpretar palavras ou até mesmo frases curtas parecia ser suficiente para diferenciar oalfabetizado do analfabeto.
Contudo a prática alfabetizadora nos últimos anos tem se centrado mais nos métodos utilizados:, sem levar em consideração as concepções das crianças em relação ao que já traz consigo como conhecimento.
Os métodos como seqüências ordenadas para atingir um objetivo Os exercícios motores limitados apenas à repetição muito utilizado pelas cartilhas de alfabetização, têmdado suporte apenas a não criatividade e imaginação da criança. Não é mais admissível aceitar que é necessário para a criança resolver exercícios.
A reprodução não propicia a criança à percepção da linguagem a alfabetização tradicional era considerada como objeto de instrução sistemática, cuja aprendizagem de habilidades especificadas por uma criança só produz textos ou se torna leitora de mundo apartir de sua experiência com a escrita na situação de leitor; se a situação de leitor é somente a de codificar por escrito aquilo que memorizou, portanto, faz de conta que compreendeu, não será capaz de produzir, ler, interpretar texto.
Que texto se pode esperar de uma criança que executa uma sequencia de exercícios cujo objetivo seja basicamente a identificação de letras através damemorização e do treino.
Porém, não se pode esquecer que alfabetizar esta intimamente ligada à própria experiência dos professores, enquanto alunos que foram, e enquanto leitores de mundo e escritores que devem ser, ou seja, esta ligada a prática social que abrange a todos: professor, aluno, família, comunidade e enfim todas as relações de produção da existência humana.

DIFERENÇA ENTRE ALFABETIZAR ELETRAR

As práticas sociais de leitura e de escrita mais avançadas e complexas, que simplesmente as práticas do saber ler e do escrever, são resultantes da aprendizagem do sistema de escrita surgidos nos meados dos anos 1980 e que se dá, simultaneamente, a invenção do letramento no Brasil.

Assim sendo as práticas sociais de leitura e de escrita assumem a natureza de problema relevante,...
tracking img