Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação na Grécia Antiga.
Em todos os nossos estudos sobre a educação na Grécia Antiga, vimos que os jovens eram educados com alguns objetivos específicos, na concepçãohomérica de homem “omnilateral”, ou seja, ( completo), a educação devia ser voltada para a formação de guerreiros e na retórica, preparando-os assim para a vida política, comvisão de perpetuação de poder, pois o jovem seria guerreiro na juventude e governante na velhice.
A Grécia conhecida como berço da civilização, via a importância da educação, quea princípio era um dever da família, mas depois as famílias com maiores recursos financeiros passaram a deixar este encargo em mãos de professores, que eram contratados paraensinar aos seus jovens filhos, a arte de guerreiro e a retórica, além das aulas de artes.
Houve vários sábios na Grécia, dos quais extraímos ensinamentos até os dias atuais,como Sócrates, Aristóteles entre outros.
Até os sete anos, a criança era educada no seio familiar, depois estes eram entregues aos pedagogos( pais, paidós=criança, agein=conduzir), o que seriam os escravos que conduziam as crianças a escola. Nas escolas as crianças aprenderiam com o mestre-escola que acompanharia a educação dos jovens, numlento e longo trabalho de acompanhamento da vida estudantil do jovem educando.
A escola de Aristóteles ficou conhecida como Liceu, nesta os alunos que seriam Peri patéticos,aprendiam passeando com o seu mestre nos jardins do Liceu.
È de suma importância estes estudos referentes a educação grega, pois estes nos permitem entender até alguns fatos queocorrem nos dias atuais, e assim compreender e se necessário for, rever nossa pratica pedagógica, voltando a para melhor aquisição de conhecimentos de nossos alunos.
tracking img