Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS: Karl Marx...............................................5
4 CONCLUSÃO 7
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
6 ANEXOS..................................................................................................................9
INTRODUÇÃO

Neste trabalho o objetivo principalserá apresentar o marxismo como teoria sociológica clássica; apreender o marxismo como paradigma; compreender o método de Karl Marx.
Enquanto a preocupação principal do positivismo foi com a manutenção e a preservação da nova sociedade capitalista, o marxismo procurará fazer uma crítica radical a esse tipo de ordem social, colocando em evidência seus antagonismos e suas contradições.A elaboração mais significativa do conhecimento sociológico crítico foi feita pelo marxismo. Na concepção de Marx, o estudo da sociedade deveria partir de sua base material e a investigação de qualquer fenômeno social, da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.
A obra de Marx é fundamental para a compreensão do funcionamento dasociedade capitalista, e tanto recorrem a ela seus simpatizantes como seus críticos; isso porque Marx estudou o capitalismo em seus estágios iniciais, nos quais eram nítidas as posições ocupadas pelos capitalistas e pelos operários e onde a exploração social do trabalho assalariado ocorria de forma brutal.

DESENVOLVIMENTO

A partir do século XI, o feudalismo entra em crise, e com suadecadência, surge o sistema capitalista de produção. Vários foram os fatores que determinaram o surgimento do capitalismo, dentre eles podemos destacar: crescimento populacional europeu; desenvolvimento de técnicas agrícolas de produção; renascimento comercial e urbano.
As cruzadas, também foram determinantes na transição do feudalismo para o capitalismo, pois foram responsáveis pelareabertura do Mar Mediterrâneo ao comércio internacional e o restabelecimento das relações mercantis entre Europa, África e Ásia. Vale destacar que a expansão marítima, com rotas comerciais alternativas, ao Mar Mediterrâneo, era caro e arriscado, e só poderia ser realizada com os recursos humanos do rei, para levantar recursos humanos e materiais necessários para tal empreendimento. somente paísesestruturados poderiam se lançar à aventura.
O capitalismo é um sistema de produção, caracterizado pelas relações assalariadas de trabalho. A economia agrária e auto-suficiente dos feudos, tornou-se, a partir daí, uma economia de mercado, feita em bases de livre concorrência e concentração de lucros.
O surgimento da sociologia deve-se a partir da necessidade de explicação dosfenômenos sociais do desenvolvimento científico. Um conjunto de condições históricas nos planos econômicos, social, cultural, político, são a revolução industrial e a revolução francesa, alicerçaram um novo objeto de conhecimento, o mundo social.
A objetivação se efetiva com o estabelecimento e divulgação de método que tornam a investigação tarefa acessível a todos os estudiosos.Os fenômenos naturais se impunham primordialmente, sendo então desenvolvidas as ciências a estes correspondentes: física, astronomia, matemática, química, biologia. Essa época é responsável pelo Iluminismo, Liberalismo, em que os fenômenos sociais se tornam centrais nos debates entre os grandes pensadores. O otimismo que está contido no positivismo é fruto de uma época em que se acreditavarealmente que os entraves para o progresso da humanidade se localizavam nas forças feudais remanescentes, que dominavam políticamente a maioria das nações européias.
3 TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS:KARL MARX

Karl Marx nasceu em Trier, Alemanha, em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de março de 1883. Em 1842 mudou-se para Paris, onde se aliou aos hegelianos Bruno Bauer e Ruge,...
tracking img