Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A escolarização passou a ser uma, entre outras, pré-condições para sobreviver na lógica da sociedade capitalista.
O povo é obrigado a trabalhar para sobreviver e tem de lutar pelos instrumentos que o conduza até o trabalho. A escola é um desses instrumentos.
Entretanto, deparamos com a contradição: o mesmo trabalho que exige do indivíduo um certo nível de escolaridade, muitas vezes éresponsável pela evasão escolar
A escola deve prover os indivíduos "não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". Assim, tem como objetivo básico a socialização dos alunos para:
• "prepará-los para sua incorporação no mundo do trabalho" (p. 14) - indivíduos produtivos;
• "que seincorporem à vida adulta e pública..." (p.15) - cidadãos.
socialização do indivíduo: garantir a reprodução social e cultural como requisito para sobrevivência mesma da sociedade.
que eu chamaria de compreensiva: utilizar o conhecimento para compreender as origens das influências, seus mecanismos, intenções e conseqüências, e oferecer para debate público e aberto as características e efeitos para oindivíduo e a sociedade desse tipo de processo de reprodução;
atenuar, em parte, os efeitos da desigualdade e preparar cada indivíduo para lutar e se defender nas melhores condições possíveis, no cenário social"
que eu chamaria de transformadora: provocar e facilitar a reconstrução de conhecimentos, atitudes e formas de conduta que os(as) alunos(as) assimilam direta e acriticamente naspráticas sociais de sua vida anterior e paralela à escola.
Papel de educador, em todos os sentidos. Não só transmitir os conhecimentos da disciplina, mas educar para a vida. Mostrar, em qualquer circunstância, o que é certo e o que é errado. Corrigir, sempre. Dar o bom exemplo. Ajudar a crescer. Dar a semente e ensinar a plantar. Cuidar e adubar a planta para que se torne uma bela e frondosa árvore e queo professor possa, mais tarde quando encontrar o seu aluno já adulto dizer, com orgulho: Aquele homem ( mulher) de sucesso foi meu aluno!
O professor é aquele que passa conhecimentos para o aprendiz de forma correta e clara.
Já educar cabe aos pais,disciplina e educação são coisas que levamos para a escola e somamos com os conteúdos passados pelo professor. Existem pais que acham que osprofessores são responsáveis pelos seus filhos e vivem no mundo do faz de conta e culpam a escola pela má conduta de seus rebentos. Ele serve para poder ensinar as crianças e adolescentes a terem um conhecimento necessário sobre o mundo, pessoas e etc, para q quando eles forem para o mercado d trabalho,terem êxito para não prejudicar cada vez mais o país
O papel e a atuação do professor já não é hámuito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias.
Paraque isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz, ou seja, através de seus atos e ações ele servirá de modelo para seus alunos; se ele ensina a refletir ele deve também refletir, se ele ensina a respeitar o próximo ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frenteexistem seres humanos que estão sendo moldados por ele.
O aluno é como se fosse um solo fértil , onde o professor semeia suas melhores sementes para que se produzam belos frutos. A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, pois um depende do outro e assim os dois crescem e caminham juntos. E é nessa relação madura que o professor deve ensinar que a aprendizagem não ocorre somente em...
tracking img