Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESEN VOLVIMENTO

Segundo José Carlos Libâneo há diversos tipos de professores no ensino fundamental: os mais TRADICIONAIS que transmitem a matéria que está no livro didático, suas aulas sãosempre iguais,os métodos de ensino são os mesmos independentes da idade e das características do aluno. O aluno tem uma aprendizagem mecânica o que não é duradouro .
Os PROGRESSISTAS variam bastanteos métodos de ensino, preocupando-se com as diferenças individuais e sociais dos alunos, e costumam desenvolver trabalhos em grupo ou dirigidos. Essa forma de trabalho didático é sem dúvida bem maisacertada que a tradicional, entretanto, quase sempre esses professores ficam presos a memorização,mesmo utilizando técnicas ativas, fica a atividade pela atividade .Muitos professores não sabemajudar o aluno através de uma atividade mental.
HISTÓRICO-SOCIAL, o objetivo do ensino é a assimilação consciente e ativa dos conteúdos, fazer comparações entre fatos e acontecimentos e fazer com quesejam instrumentos mentais na vida prática.
A concepção pedagógica histórico-social segundo Severino citado no livro de João Vicente Hadich Ferreira(p.162) [...]o homem não é mais considerado nemcomo a essência espiritual dos metafísicos,nem como o corpo natural dos cientistas.Ele passa a ser considerado como membro da polis,corpo animado,animal espiritualizado,sujeito objetivado(SEVERINO,1994,p.34).Ainda segundo Severino ,podemos entender que:”a educação passa a ser proposta como processo,individual e coletivo,de constituição de uma nova consciência social e de reconstituição desociedade,pela rearticulação de suas relações políticas”
HISTÓRICO-CULTURAL se aproxima de uma concepção sócio-construtivista, o professor é um parceiro mais experiente na conquista de conhecimentosinteragindo com a experiência do aluno. O papel do ensino é possibilitar que desenvolva suas próprias capacidades para que ele mesmo realize as tarefas e produza sua autonomia de pensamentos....
tracking img