Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é 
A cana-de-açúcar é uma planta de tronco fino e comprido com folhas também compridas e verdes. Seu tronco é macio e possui alta concentração de açúcar.

Origem 
De origem asiática, acana-de-açúcar foi trazida para o Brasil pelos portugueses na primeira década do século XVI. A cultura da cana desenvolveu-se com sucesso no nordeste brasileiro, sendo que o Brasil tornou-se o principalprodutor e exportador de açúcar nos séculos XVI e XVII.

A cana-de-açúcar adapta-se facilmente em regiões de clima tropical, pois necessita de chuvas e boa quantidade de luz solar.

A região dointerior do estado de São Paulo concentra, atualmente, a maior quantidade de canaviais. As usinas produzem álcool, principalmente o etanol para ser usado como combustível de automóveis.
Etanol 
Oetanol é bem menos poluente em comparação aos combustíveis fósseis (derivados do petróleo: diesel e gasolina). Uma parte da produção destas usinas de cana destina-se à fabricação de açúcar branco eaguardente (cachaça).
No Brasil, a produção de biocombustível, em particular o etanol feito da cana-de-açúcar, vinha sendo impulsionada desde o início desta década pelo aumento da frota de veículos commotores flex, que funcionam com mais de um tipo de combustível.
Recentemente, houve novo estímulo à produção quando países ricos começaram a tornar público que pretendem adotar alternativas para osderivados de petróleo. As discussões ainda estão na mesa dos governos.
De concreto para o Brasil, já existe um acordo bilateral com a Alemanha para a produção de 100 mil veículos movidos a álcool. Aoimportar os veículos do Brasil, os alemães terão como cumprir seu compromisso com o Protocolo de Kyoto, que prevê a redução da emissão de poluentes.

Quais os benefícios ambientais da produção e usodo etanol?
A cana-de-açúcar é uma matéria-prima renovável, de crescimento rápido e corte anual, possui elevado poder de absorção e fixação do principal responsável pelo aquecimento global, que é o...
tracking img