Carlota joaquina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Carlota Joaquina, de Carla Camurati, relata exatamente o período da história brasileira em que ocorreu a vinda da Família Real para a metrópole relatando seus motivos e os fatores queos levaram a sair de Portugal às escondidas, as mudanças ocorridas após a chegada de D. João VI, o que mais mudou para a Corte, a maneira como a sociedade respondeu a todo aquele processo,etc.
A obra, baseada em textos históricos, procura desmistificar os personagens históricos, tidos, muitas vezes como seres superiores. A professora Inês trouxe uma descrição mais profunda sobrea protagonista Carlota Joaquina (Marieta Severo) e o príncipe regente D. João (Marcos Nanini) e colocou de forma bem clara e objetiva o conteúdo do filme, tendo um olhar crítico e pedagógico,em suas explicações entrelaçava a história do cinema com o enredo do filme.
Analisando o filme, nota-se que a história começa sendo narrada estranhamente por um escocês para uma menina dedez anos, ao encontrar uma garrafa na praia contendo um papel com um trecho do livro de Salvador Dali, contando histórias de como seria o Brasil e as terras tropicais, levando a menina para omundo da imaginação. Apresenta então a astuciosa infanta filha do rei Carlos I da Espanha que, com dez anos já fora arranjada para um casamento com o príncipe infante D. João. É notado tambémque o filme procura mostrar as dádivas da garota (beleza, inteligência e educação) além do costume da época, em que as crianças eram vistas apenas como miniaturas dos adultos. Passada essafase, Carlota já adulta mostra-se ninfomaníaca, tendo vários filhos, alguns com o príncipe regente, outros com outros homens. O enredo também mostra, embora que de maneira exagerada, os maioresdefeitos do regente (gula, preguiça, comodismo e pouco conhecimento político) e que ele aceita as traições da esposa – isso explicita que naquela época a família era uma instituição simbólica.
tracking img