Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto:Iniciando a leitura

Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros

Introdução
A finalidade deste projeto é de entender como se dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler desde a educação infantil.
O tema aqui indicado , embora já tenha sido amplamente discutido pelos educadores, ainda é cercado por dúvidas. Convive-se hoje num mundo com variadas culturas,variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro. Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de diferentes linguagens e de grande interação com o que está ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários paracompreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.
Diante disso, surgiu-me o interesse em desenvolver um trabalho de prática e analisar o ensino da leitura com o intuito de detectar como ocorre a aprendizagem da mesma.
CUNHA defende que,
A idéia de que a leitura vai fazer um bem à criança ou ao jovem leva-nos a obrigá-los a ler, como lhes impomos àcolher de remédio, à injeção, à escova de dentes, à escola. Assim, é comum o menino sentir-se coagido, tendo de submeter-se a uma avaliação, e sendo punido se não cumprir as regras do jogo que ele não definiu, nem entendeu. É a tortura sutil e sem mar “observáveis a olho nu”, de que não nos damos conta (1997, pág: 51).
Para a autora, a prática da leitura vem sendo tratada, quase sempre, com umcaráter utilitarista, pouco ou nada contribuindo com a formação de alunos leitores.

Justificativa:
A educação infantil é uma modalidade de ensino que tem sido muito estudada nos últimos anos, nos dias atuais é fundamental da acessibilidade aos alunos para que estes frequentem desde cedo à escola para que o quanto antes ele tenha o seu desenvolvimento social, intelectual e físico desenvolvido.
Oponto principal desse trabalho é desenvolver uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento da leitura da criança da pré-escola, o trabalho do papel do professor é o auxilio da família para que este desenvolvimento ocorra de forma significativa .Pretende-se que os educadores da educação infantil tenham conhecimentos sobre as teorias educacionais e relacione na prática, e o leve a perceber aimportância do papel do professor da educação infantil no processo educacional. O presente trabalho foi elaborado pensando em contribuir com uma educação infantil das escolas públicas e professores leitores que se interessam pelo tema abordado .
Para KLEIMAN,
a leitura é um ato social, entre dois sujeitos – leitor e autor – que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidadessocialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler, é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos interagentes à distância via texto escrito (1997; pág. 10).
“Para a compreensão do texto é necessário tambémpoder relacioná-lo a um todo maior, dando-lhe coerência” (KLEIMAN; 1997; pág. 10).
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Objetivo Geral:fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade.O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.


Objetivos específicos:

-Incentivar a leitura e o contato com os livros• desde cedo.

-Tornar a leitura um ato prazeroso.•

-Possibilitar a• integração
-Estimular os alunos a participar ativamente do processo da leitura de livros.

Conteúdos: Leitura de livros e de fichas....
tracking img