Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 1: ESCOLA E FAMÍLIA – UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA E CONFLITUAL
Primeiro Momento – Enquadramento conceptual (da relação).
Segundo Momento – Ponto da situação (definir o conceito conflito; negociação como estratégia).
Terceiro Momento – Análise crítica da multidimensionalidade da conflitualidade (interesses, expectativas, culturas). Identificação dos principais focos de tensão.
Quarto Momento –Reflexão sobre estratégias.

Primeiro Momento – Enquadramento conceptual
Perspectiva Sistémica (epistemologia circular e sistémica): Os problemas humanos não têm somente um sentido, mas uma função no contexto mais lato em que emergem (contexto exterior à família, como a escola ou o trabalho).
A concepção sistémica da família parte da noção de sistema aberto (em interacção com o meio), quepode ser considerado subsistema numa ordem hierárquica (o indivíduo faz parte do subsistema família, que faz parte do subsistema sociedade). Qualquer alteração no sistema familiar produz modificações que devem garantir um novo equilíbrio - homeostase sistémica (capacidade de manutenção do equilíbrio do sistema), desafio estimular e desafiante para o desenvolvimento.
Família – sistema de relações,com identidade própria (identidade sistémica), organizado em função de determinados objectivos comuns.
Relações intersistémicas – Relações com sistemas exteriores à família.
Relações intrasistémicas – Relações entre os vários subsistemas do sistema familiar.
As interacções entre ambas as relações e a família, enquanto sistema, são auto-reguladas e devem ser equilibradas e bem delimitas,protegendo-se a identidade e a autonomia (num funcionamento adaptativo).
Famílias aglutinadas ou enredadas – Caso as interacções sejam demasiado grandes (ausência de fronteiras).
Famílias rigidificadas ou autoritárias – Caso as interacções sejam muito restritas (rigidez de fronteiras).
TODOS OS CONCEITOS SISTÉMICOS DE ‘SISTEMA ABERTO’ SE APLICAM À ESCOLA
Transições normativas – Acontecimentosexpectáveis no desenvolvimento da família: a entrada para a escola, a adolescência, etc.
Transições não normativas – Acontecimentos não expectáveis: divórcio, doença, desemprego, etc.
A reflexão em estudo debruça-se sobre as transacções/interacção entre o sistema família e o sistema escola, principais sistemas de impacto na educação e formação das próximas gerações. Transacções equilibradas evitamsituações de aglutinação ou de rigidificação.

Perspectiva Ecológica: Importância das interacções entre o indivíduo e os vários contextos de vida onde, directa ou indirectamente, participa (e se desenvolve); conjunto de cinco subsistemas, interligados, cujo centro é o sujeito em desenvolvimento.
1- Microssistema: Contextos imediatos/interactivos do sujeito (família, escola, amigos).
2-Mesossistema: Inter-relações entre dois ou mais microssistemas com os quais o sujeito interage (relação família-escola).
3- Exossistema: Estruturas particulares que afectam o contexto do sujeito, sem interacção deste (estatuto sócio-económico dos pais, política governamental).
4- Macrossistema: Contexto cultural que influencia os três sistemas anteriores (micro, macro e exo) e que constituem a sociedadeque directa ou indirectamente influi no sujeito (valores, crenças, acontecimentos históricos).
5- Cronossistema: Tempo em que o desenvolvimento do sujeito ocorre.
ASSIM, o desenvolvimento do sujeito decorre numa rede complexa de inter-relações entre vários contextos de vida, próximos ou alargados.
Dimensão Interpessoal (perspectiva sistémica e ecológica)- Possibilita a relação do sujeito(intrapessoal) com o mundo (extrapessoal) onde interage.

Segundo Momento – Ponto da situação (definir o conceito conflito; negociação como estratégia).
Breve caracterização dos contornos conflituais da relação
A família é o contexto primeiro e mais significativo do desenvolvimento do ser humano.
Existe uma correlação positiva entre o envolvimento parental na escola e o sucesso educativo em...
tracking img