Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Tendências Pedagógicas

Atualmente, é de fundamental importância que os professores e professoras conheçam as tendências que influenciaram o ensino e a aprendizagem durante o decorrer da história, para que possam entender a situação da educação nos nossos dias atuais e refletir sobre a sua atuação pedagógica com o objetivo de aperfeiçoá-la. As tendências pedagógicas buscam apresentar ediscutir como a instituição escolar é organizada e também qual o sentido que a escola opta nas suas diversas estruturas pedagógicas que direcionam a ação educativa. As ações pedagógicas dividem-se em: Tendências Pedagógicas Liberais (pedagogia liberal tradicional; tendência liberal renovadora progressista; tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova); tendência liberal tecnicista) eTendências Pedagógicas Progressistas (tendência progressista libertadora; tendência progressista libertária; tendência progressista “crítico-social” dos conteúdos ou “histórico-crítica” e tendência multicultural).
A pedagogia liberal tradicional baseia-se na universalização do conhecimento, optando pelo método de treino intensivo, a repetição e a memorização dos conteúdos, sendo que oprofessor é o elemento principal desse processo, pois é ele que repassa as informações aos educandos. Os alunos, não possuem o direito de se manifestar, questionando o que o educador está lhe repassando, já que os conteúdos são considerados verdades absolutas. O docente detém o saber e avalia o seu aluno através de provas escritas, orais, exercícios e trabalhos de casa. Esse tipo de avaliação geralmentefundamenta-se num esforço negativo, com ameaças, punições e até mesmo redução de notas em função do comportamento do aluno durante as aulas. A forma mais utilizada para repassar os conteúdos aos alunos é através da exposição verbal dos assuntos. Ao refletirmos sobre a pedagogia tradicional, podemos perceber que ela continua forte e persistente na grande maioria das escolas, principalmente nas queadotam filosofias humanistas clássicas ou científicas.
A tendência liberal renovadora progressista firma-se que cabe a escola adequar-se as necessidades do indivíduo ao meio social em que está inserido, acentuando o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais. A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. A metodologia utilizada é feita através deexperiências, pesquisas e método de solução de problemas, onde se defende a idéia de "aprender fazendo". Nessa concepção o professor deixa de ser o elemento fundamental, sendo que o aluno passa a ser o centro das atenções.
Outra tendência liberal é a tendência renovadora não-diretiva (Escola Nova), na qual acentua-se o papel da escola na formação de atitudes, motivo pelo qual deve estarmais preocupada com os problemas psicológicos do estudante do que com os pedagógicos sociais. Segundo Luzuriaga (1980, p. 227), “por educação nova entendemos a corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dando-lhe sentido vivo e ativo. Por isso se deu também a esse movimento o nome de escola ativa”. Nessa concepção pedagógica, o objetivo principal é umamudança dentro do indivíduo, para ser mais claro, podemos dizer que visa à adequação pessoal às solicitações do ambiente. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador, na qual o próprio aluno é que tem que buscar os conhecimentos.

“A Escola Nova tem seus objetivos concentrados no aluno. Os educadores que adotam essa concepção acreditam em umasociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade não precisariam ser transmitidos aos alunos, pois acreditava-se que, passando por esses métodos, eles seriam naturalmente encontrados e organizados". (FUSARI e FERRAZ,1992,p.28)....
tracking img