Contabilidade estrategica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTABILIDADE ESTRATÉGICA COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE
DAS EMPRESAS NO MERCADO GLOBALIZADO | | 
O presente trabalho visa a contribuir com o estudo de sistemas de informações que sejam adequados aos novos paradigmas de negócios vigentes. Num cenário econômico de incertezas e por conseqüência de grande instabilidade, as organizações precisam habituar-se à análise de sua gestão utilizando-sede instrumentos que muitas vezes não estão disponíveis de forma sistemática e estruturada.
As empresas inseridas no contexto da chamada nova economia percebem que a avaliação de seus empreendimentos extrapola muitos conceitos utilizados na avaliação de negócios tradicionais.
Mas não só as empresas ditas virtuais devem desenvolver novas formas de análise e acompanhamento de gestão. Consideramosque todas as organizações que se preocupam com sua continuidade, devem desenvolver e manter sistemas de informações de apoio à gestão que tratem os dados, transformando-os em informações, de forma integrada com o ambiente externo. A esse modelo de sistema de informações, que integra a análise do ambiente interno e externo à organização, denominamos neste trabalho de "Contabilidade Estratégica".Consideramos que a informação estimula a criação de riquezas e a conseqüência é que um fator de competitividade de grande importância passa a ser o uso eficaz da informação.
Segundo Kaplan (1984:118), "estamos a ponto de fazer a primeira revolução na contabilidade nas últimas décadas". Após essa afirmação ficou salientada a preocupação da contabilidade em sua missão de fornecedora de informações parao atingir a eficácia da empresa. Ainda que tenha avançado consideravelmente nos últimos anos, seja como método, técnica ou ciência, a contabilidade ainda deverá ocupar um espaço muito maior na gestão das empresas. O que verificamos é que, em todas as ocasiões em que se discorre sobre a importância da contabilidade, esta é classificada como imprescindível para uma gestão empresarial que busca amaximização do lucro e o conseqüente retorno sobre os investimentos.
Um melhor desempenho da organização prescinde de um sistema de informações que otimize os controles e favoreça a tomada de decisões em tempo hábil e com confiabilidade, sendo que não existe uma outra ferramenta de apoio à gestão que cumpra esse papel com tanta qualidade como a contabilidade. Vale ressaltar que quando nos referimosà "contabilidade" estamos pensando não apenas naquela tradicional, a contabilidade societária, mas sim em toda forma de estruturação de dados e informações que parte de uma visão sistêmica da empresa, seja a denominação dada como contabilidade gerencial, estratégica ou de gestão.
A discussão amplia-se quando analisamos qual o papel do contador, no âmbito da gestão da empresa, buscando agregarvalor a esta. Um sistema de contabilidade estratégica poderá auxiliar a organização, entre outros, nos seguintes aspectos:
• Na busca da eficiência operacional, que resulta de processos administrativos avaliados e controlados em tempo real;
• Na estratégia de criação de valor;
• No desenho e implantação de sistemas estratégicos de informação;
• Na geração e distribuição de informações queadicionem valor à organização, possibilitando a análise de resultado e desempenho.
Para que a contabilidade possa atingir os objetivos citados é necessário que nós contadores assumamos a função na gestão empresarial de um autêntico consultor interno (numa visão de controller), e estejamos sempre atualizados com a melhor tecnologia de informação, pois as informações deverão ter a velocidade dasnecessidades decisoriais das organizações.
Harding, Frank (Congresso Mundial de Contadores) diz que "Os profissionais contábeis têm de ser capazes de reagir aos impactos das mudanças". Com essa afirmação e com os temas acima abordados, verificamos a importância do papel da contabilidade de gestão ou estratégica, pois as indagações deixam de ser individuais para tornarem-se coletivas, o uso correto da...
tracking img