Pedagogia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I. Perguntas das páginas 159 e 160.
II. Explicar:
* Teoria da Prática (160)
* Educação crítica de inspiração Marxista (160)

l-Teoria da prática são saberes e conhecimentos construídos no cotidiano através das práticas fundamentadas nas teorias envolvendo a reflexão sobre essas ações ,que permite ao professor rever e ao mesmo tempo adquirir habilidades e aptidões,através dareflexão .Tendo capacidade de tomar decisões em situações do dia a dia e de transformar ponto de vistas ,atitudes desenvolvendo uma leitura critica das situações.
Teorizar em cima de sua prática.
Embasamento teórico, prática sem teoria é senso comum.

ll.Educação critica de inspiração marxista-educação como elemento de emancipação humana e força propulsora das transformações sociais, é oindividuo consciente do seu lugar na democratização e capaz de interferir na sociedade de maneira critica consciente de seus direitos e deveres como cidadão,faz uma ligação entre o saber e a política.
Quanto à inspiração marxista, diz respeito o educar pela razão crítica, que o homem seja capaz de ter uma visão crítica da sua realidade e de mundo.
Apenas crítica ao capitalismo, limita-se ao nãoultrapassar esse tema, e não dá conta de sair da dialética. Não torna na prática a teoria que se dispõe a fazer. Crítica a educação tecnicista.

III. Por que a Pedagogia estaria “em baixa” nos setores intelectuais da sociedade. (161)
Porque existe atitude irônica do conteúdo e do próprio processo que a pedagogia representa,por exemplo diante de uma sociedade eminentemente pedagógica existe oquestionamento se deve existir a pedagogia,a questão do trabalho pelo professor,.fazendo especulações educativas ao seu próprio campo de investigação sobre questões educativas e pouco atentos o que ocorre na sociedade.
Desvalorização
Por que educar é preciso, porém, que seja nos limites de saber ler e escrever. Ir além implica em instruir para questionar, incomodar, transgredir.
Está em alta nasociedade, pois em alguns movimentos como os ecológicos, ONGS,etc assiste-se a redescoberta do pedagógico, e esta em baixa nos meios itelectuais, pois os próprios profissionais do meio educacional assumem uma postura irônica ao seu real significado. A sociedade confunde o papel do pedagogo, atribuindo funções que deveriam ser especificas ao pedagogo com formação, há psicólogos e ate mesmo pessoascom formação totalmente contrária a este contexto, diante disto os próprios pedagogos devem se enxergar, ante estes despropósitos e assumirem seu papel na sociedade.

IV. Por que muda a sociedade e somente depois muda a educação. (162)
A educação esta sempre sujeita as necessidades do que é solicitado conforme a formação exigida pelas transformações econômicas e políticas .
É importanteque se diga que há uma mudança, mas em grande descompasso, pois, a sociedade é muito mais dinâmica. E é provável que não seja o único fator, mas que seja um dos principais; a posição que a própria escola se coloca, de reproduzir a sociedade, de receber as ordens da demandada do mundo do trabalho.
V. De que forma os pedagogos sinalizam que são pouco atentos ao que ocorre na sociedade e nocotidiano da escola. (162)
Devido a falta de preparo para lidar com as situações cotidianas, não tendo habilidades necessárias para o desenvolvimento e sucesso de suas atividades em sala de aula.Não atualizado das informações necessárias e capacidades exigidas de acordo com o que esta sendo requisitado.Não é pesquisador e não consegue dar conta das mudanças como também não consegue acompanhar.
Opedagogo deveria ir mais além, porem devido a outros papeis não da conta de seu papel.....COMPLEMENTAR
VI. Quais seriam os outros campos profissionais. (162)
Psicologia, sociologia , psicopedagogia, antropologia, filosofia.
VII. De qual modernidade se refere o autor. (162)
A modernidade que o autor se refere é o período que corresponde do final do século XV até sua consolidação no século...
tracking img