Marketing verde como arma competitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade católica do rio de janeiro


O Marketing Verde como Vantagem Competitiva: Caso Natura

Thiago Monnerat Navega

Relatório Final de estágio supervisionado II

Centro de ciências sociais - CCS
Departamento de Administração
Graduação em Administração de Empresas
Rio de Janeiro, 05 de 2009.

Thiago Monnerat Navega
O Marketing Verde como Vantagem CompetitivaCaso: Natura

Relatório Final de Estágio Supervisionado II

Relatório Final da disciplina Estágio Supervisionado II, apresentada ao programa de graduação em Administração da PUC-Rio como requisito parcial para a obtenção do titulo de graduação em Administração.

Orientador: João Renato de Souza Coelho Benazzi

Rio de Janeiro, 11de Maio de 2009.
Agradecimentos
Primeiramente, gostaria deagradecer a minha Mãe, Tânia, e meu Pai, Francisco, que me deram a oportunidade de cursar a PUC-RIO e que desde o começo me deram apoio e suporte nas horas necessárias, sem nunca terem hesitado em nenhum momento esse apoio, seja ele moral, financeiro ou psicológico.
Agradeço também a todos os meus professores que ao longo deste período em que estive cursando Administração na PUC me foram de extremaimportância na minha formação e na construção do meu perfil social e profissional.
Em especial gostaria de agradecer meu Professor e Orientador João Benazzi, que me auxiliou neste projeto final em todos os momentos, seja com duvidas, com comentários, ou averbações. Fazendo o possível para que este material se tornasse uma tese, a qual Vossas Senhorias estão prestes a ler.
Por fim, agradeço aDeus que sem ele nada disto seria possível, e espero que você leitor desfrute ao máximo deste texto e que ao fim possam ter uma opinião formada sobre o assunto abordado nesta tese.

Resumo
Navega, Thiago M. Benazzi, João Renato. O Marketing Verde como Vantagem competitiva – Caso Natura. Rio de Janeiro, 2009. Número de páginas p. Relatório Final de Estágio Supervisionado II – Departamento deAdministração. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A preocupação com o meio-ambiente está cada vez mais presente em diversos segmentos da sociedade. Visto isso e diante deste atual contexto, um número crescentes de empresas passaram a levar em consideração o impacto ambiental de suas atividades, não somente pelas obrigações previstas legalmente, no intuito de não sofrer punições, mastambém para obter uma vantagem competitiva em termos de diferenciação de produtos através de características ecológicas ou pelo corte dos custos gerados pela implantação de uma política voltada para o verde, como por exemplo, formas alternativas de captação de energia, re-uso da água, material reciclado utilizado na linha de produção ou embalagem. Este trabalho procura identificar, os esforçosempreendidos por uma empresa, no caso a Natura, com investimentos em processos e produtos com caráter ecológico e que contribuem para a preservação e bem-estar do meio-ambiente e buscamos mensurar em até que ponto, o uso desta política se fez essencial para sua imagem perante aos consumidores e em seu crescimento dentro do mercado de cosméticos.
Palavras- chave
Marketing, Marketing Verde, Vantagemcompetitiva, Meio-ambiente.

Abstract
Navega, Thiago M. Benazzi, João Renato. The Green Marketing as Competotove Advantage – Case Natura. Rio de Janeiro, 2009. Número de páginas p. Relatório Final de Estágio Supervisionado II – Departamento de Administração. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
The concern with the environment is increasingly present in various segments ofsociety. Seen this before and this current context, a growing number of
companies began to consider the environmental impact of their activities, not only by the obligations of law, in order not to suffer punishment, but also to gain a competitive advantage in terms of differentiation products through ecological characteristics or by cutting the costs of implementing a policy toward the green, such as...
tracking img