Pedagogia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia do esporte


Para Paes (2002) é necessário compreender que a pedagogia do esporte está presente na iniciação e também no treinamento esportivo, na educação formal assim como na educação não formal, atendendo a todos os segmentos da sociedade. A pedagogia do esporte se preocupa em ensinar técnicas, táticas e também valores fundamentais para o desenvolvimento da criança, doadolescente e do jovem, enfim de todos os segmentos da sociedade (PAES, 2002).
A pedagogia em si visa o estudo da teoria e da prática da educação, ela busca estudar o que foi produzido pelo homem ao longo de sua história. A pedagogia analisa, interpreta e compreende os problemas educativos com intuito de trazer solução.
PAES (1996; 2002), acredita que uma pedagogia do esporte deve ter como objetivo aparticipação de todos. Sendo assim, o esporte pode ser utilizado como ocupação do tempo livre, relacionado à área de recreação e lazer. Para o autor, é fundamental “aprender jogando” e não “aprender para jogar”. Esta seria a principal característica do chamado “jogo possível”, onde através das práticas esportivas surge um ambiente repleto de possibilidades e potenciais pedagógicos, como veremosa seguir. O profissional de Educação Física não deve reduzir a pedagogia do esporte somente a questões metodológicas, pois isso limita as possibilidades do esporte, reduzindo-o a uma prática singular e antiga. Ao contrário, o profissional de Educação Física deve compreender o esporte e a pedagogia de uma forma mais ampla, transformando-os em facilitadores no processo de educação e formação decrianças e jovens, Paes e Balbino (2009),
Para Freire (1994) as atividades propostas pelo professor devem ser compatíveis com o grau de desenvolvimento dos alunos. Uma proposta pedagógica não pode estar nem aquém, nem além do nível de desenvolvimento da criança. Uma boa proposta, que facilite esse conhecimento, é aquela em que a criança precisa tomar decisões, ponderar; e, diante dasdificuldades, terem autonomia e motivação para superá-las, garantindo as estruturas necessárias para níveis mais elevados de conhecimento e interesse em dar continuidade a essas atividades. Sousa e Venditti Junior (2009) sustentam que o professor deve ter sempre de forma clara seus objetivos e escolher a metodologia adequada para cada um deles, atendendo sempre aos interesses e necessidades dos alunos,transmitir conhecimentos na área de esportes para seus alunos, além de educá-los para a vida em sociedade e para se tornarem cidadãos críticos e conscientes de seu tempo e espaço social. GALLATI (2006) reforça essa idéia de que profissional de Educação Física que atua diretamente em escolas formais e não formais não pode se preocupar somente com conteúdos relacionados às técnicas táticas da váriasmodalidades de esporte, mas sim em contribuir para a formação do cidadão, tendo no esporte pedagógico. Broto (1999) destaca que a pedagogia do esporte deve provocar gradativamente uma mudança da filosofia que envolve o esporte. Oliveira e Paes (2004) ressaltam que a pedagogia do esporte deve atribuir ao esporte um aspecto educativo, enfatizando o desenvolvimento global do indivíduo e utilizandoo jogo como agente facilitador desse processo.
Freire (1994) faz uma análise sobre a pedagogia do esporte, enxergando o fenômeno sociocultural de forma abrangente, onde o processo de ensino supera as questões voltadas somente à aprendizagem de gestos esportivos. Para o autor, é preciso: ensinar Esporte a todos; ensinar bem Esporte a todos; ensinar mais que Esporte a todos; e ensinar agostar do Esporte.
É necessário respeitar as características individuais, as expectativas e as aspirações das pessoas; preocupando-se não apenas com o seu potencial, mas também com a limitação; dando oportunidades de acesso a diferentes modalidades (TANI, 1988).
De acordo com Reverdito (2009), a pedagogia do esporte enfrenta alguns obstáculos que impedem o seu avanço. O primeiro dos...
tracking img