Pedagogia do cuidado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POR UMA PEDAGOGIA DO CUIDADO: A RELAÇÃO EU-TU NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIENCIA ECOLÓGICA

Eleano Alves 1 “E com toda a sinceridade da verdade, ouça: o homem não pode viver sem o ISSO, mas aquele que vive somente com o ISSO não é homem”. Martim Buber

RESUMO Este artigo visa propor uma Ecopedagogia fundamentada na articulação entre o pensamento dos filósofos Martim Buber, Leonardo Boff e FritjofCapra. Contudo, utiliza-se de outros estudiosos para enriquecer o conteúdo. Duas perguntas básicas norteiam o artigo: por que o homem degrada o meio ambiente?; Como promover a harmonia entre sociedade humana e natureza? Tentativas de responder às questões foram encontradas na história da evolução da espécie humana e na antropologia filosófica. O artigo recorre também à Educação Ambiental,disciplina que tem o compromisso de desempenhar o papel mediador entre o homem e formação da consciência ecológica. O grande desafio da humanidade está em promover uma revolução paradigmática, abandonar princípios cartesianos e assumir uma postura holística, ecológica, diante da natureza e da sociedade humana. Palavras-chave: Degradação socioambiental. Paradigma mecanicista. Paradigma holístico. RelaçãoEU-TU/modo-de-ser-cuidado. Relação EU-ISSO/modo-de-ser-trabalho. Equilíbrio. Educação Ambiental. 1 INTRODUÇÃO O paradigma mecanicista ou visão cartesiana-newtoniana, inaugurado na Idade Moderna, é uma das fundamentais causas da crise econômica e socioambiental pela qual passa a civilização planetária neste período histórico. Ao contrário da visão holística que prega a interconexão de tudo com tudo,a visão mecanicista contempla as partes em detrimento do todo. A sociedade mundial, nos últimos 300 anos, passou a ver, genericamente, cada ser biótico e abiótico como um ser em si, desvinculados de seu meio ambiente e de seu contexto histórico. Esta mentalidade gerou o pensamento fragmentado e reducionista no mundo contemporâneo. Tal pensamento tornou-se majoritário, provocando uma ruptura entreo homem e a natureza.

1

Geógrafo e aluno do Curso de Pós-Graduação Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio-Ambiente, desenvolvido pela FECILCAM.

A degradação ambiental é uma das conseqüências da visão mecanicista. Em nome do progresso econômico a humanidade interfere nos ecossistemas: derruba matas, contaminamse rios, lagos, lençóis freáticos e afugenta e dizima espécies animais.Cumpre resgatar valores e atitudes de respeito e veneração para com a natureza. A educação, revestida de dimensão ambiental, assume esse desafio. A questão está em buscar meios que conduzam o homem à casa materna, a Terra. Diante de tanta falta de cuidado com a vida pergunta-se: como foi possível a humanidade chegar à situação atual de estado de guerra declarado entre o ser humano e a natureza? 2DO HABITAT NATURAL AO ARTIFICIAL Toda a problemática ambiental surgiu a partir de quando o homem deixou a condição de dominado e assumiu o trono de monarca do mundo, esquecendo-se de sua filiação à natureza. Porém, para chegar a essa condição, ele e seus antepassados primatas passaram milhões de anos submissos a ela. Para se proteger da lei da selva, ele buscou criar um habitat artificial, onde sesentiria mais seguro. A natureza parece ter sido injusta com o homem. Em sua dimensão corpórea, o ser humano é um dos mais frágeis se não o mais frágil dos animais. Nasce envolto em extrema fragilidade, ao contrário de outros animais que, desde seu nascimento, possui “[...] uma forma completamente madura de sua figura, o que faz parecer uma edição rejuvenescida do animal adulto e lhe permiteprover inteiramente suas necessidades” (MONDIN, 1980, p.29-30). Além de nascer física e biologicamente frágil, o homem permanece assim durante toda sua existência. Gardiner (1995) relembra o que Immanuel Kant, em seu pequeno ensaio sobre a filosofia da história, ao qual deu o título de “A Idéia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita”, apresentou sobre o assunto em questão:
[...]...
tracking img