Pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Freire, Paulo Pedagogia da autonomia: saberes necessários á pratica educativa / Paulo Freire - São Paulo : Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura)


Freire introduz Pedagogia da autonomia explicandosuas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatiza a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola,visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (p. 14).
Define essa postura como ética edefende a ideia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano” (p. 16), essencial para o trabalho docente.
É por esta ética inseparável da prática educativa, nãoimporta se trabalhamos com crianças, jovens ou com adultos, que devemos lutar (...). Não podemos nos assumir como sujeitos da procura, da decisão, da ruptura, da opção, como sujeitos históricos,transformadores, a não ser assumindo-nos como sujeitos éticos (p.16 e 17).
Em sua análise, menciona alguns itens que considera fundamental para a prática docente, enquanto instiga o leitor a criticá-lo eacrescentar a seu trabalho outros pontos importantes. Inicia afirmando que "não há docência sem discência" (p. 21), pois "quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma aoser formado" (p.23). Dessa forma, deixa claro que o ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo apenas de aluno. "Não há docência sem discência, as duas seexplicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro”.
“Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender", justifica assim opensamento de que o professor não é superior, melhor ou mais inteligente, porque domina conhecimentos que o educando ainda não domina, mas é, como o aluno, participante do mesmo processo da...
tracking img