Pcmso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL DE UBERABA
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SISTEMA ESQUELÉTICO
INFARTO AGUDO NO MIOCÁRDIO


AUTOR:
GETÚLIO KENNEDY DE OLIVEIRA
3º TST - MATUTINO

UBERABA (MG)
ABRIL/2012

Sistema Esquelético
Estrutura interna que sustenta o corpo humano, formada de ossos, articulações e cartilagens. Junto com o sistemamuscular estriado, compõe o aparelho locomotor, pois fornece o apoio necessário aos músculos para a movimentação do corpo. A locomoção acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendões, aciona os ossos e as articulações. O sistema esquelético também serve para a proteção de diversos órgãos vitais, como o cérebro - alojado na caixa craniana -, o coração e ospulmões - guardados pela caixa torácica. Além dessas funções de natureza física e mecânica, vários ossos desempenham papel na formação do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glóbulos vermelhos (hemácias) e brancos (leucócitos).
O esqueleto adulto possui 206 ossos e é dividido em duas partes: axial e apendicular. A primeira é constituída dos ossos da cabeça e do tronco. Inclui a caixacraniana - que abriga o cérebro e a região anterior do tubo - e a coluna vertebral, composta de vértebras interligadas de maneira articulada. É a articulação entre as vértebras que determina a grande flexibilidade da coluna vertebral. A parte apendicular é formado pelos ossos dos membros inferiores e superiores e pelos envolvidos no processo de locomoção, como os da bacia, perna e pés.
Compostos desais minerais, especialmente o fosfato de cálcio, os ossos também são estruturas vivas, repletas de células nutridas pelo sangue. O maior osso do corpo humano é o fêmur, ao longo da coxa. Num homem de 1,80 m, ele mede cerca de 50 cm. O menor é o estribo, localizado no ouvido, com um tamanho que varia de 2,6 mm a 3,4 mm.
Conhecendo os ossos e o sistema esquelético
Apesar de seu aspecto simples, oosso possui funções bastante complexas e vitais para a manutenção e equilíbrio do corpo humano.
Ele é formado a partir de um processo conhecido como ossificação, esta pode ser intramembranosa (dentro das membranas do tecido conjuntivo) ou endocondral (formação sobre um molde de cartilagem). Contudo, ambas as formas seguem os mesmos princípios: o osso é formado a partir de membrana de tecidoconjuntivo (periósteo). 
O sistema esquelético desempenha várias funções importantes, tais como: sustentação dos tecidos moles de nosso corpo, proteção de nossos órgãos (um exemplo é a caixa torácica que protege o coração e os pulmões). 
Além disso, os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelos movimentos, armazenamento e liberação de vários minerais no sangue, produção de célulassanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e armazenamento de triglicerídeos (reserva de energia). 
Um outro dado importante, a saber, a respeito dos ossos, é que noventa e nove por cento do cálcio que possuímos em nosso corpo está depositado neles. 
Quanto a sua formação, o esqueleto humano é formado por substâncias orgânicas (em sua maior parte colágeno) e inorgânicas (sais minerais,especialmente cálcio e potássio). Essa mistura é responsável pela grande resistência dos ossos. 
A maior parte dos ossos do corpo humano pode ser classificada da seguinte forma: ossos longos (ex.: fêmur), ossos curtos (ex.: ossos do carpo), ossos planos (ex.: costelas) e ossos irregulares (ex.: vértebras). 
É indispensável ter em mente que toda esta estrutura faz parte de um tecido vivo, complexo ericamente vascularizado. 
Curiosidades:  
- A medula óssea vermelha é a responsável pela produção de células sanguíneas, e a medula óssea amarela é responsável pelo armazenamento de triglicerídeos (gorduras).
- O corpo humano de um adulto possui 206 ossos.
- A área da medicina que estuda e trata dos ossos se chama ortopedia.
Ossos do corpo humano:
Ossos do crânio: frontal, parietal,...
tracking img