Paulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria das relações humanas foi fundada pelo Australiano George Elton Mayo, formado em Medicina na universidade de Adelaide.
Elton Mayo comandou umaexperiência na fábrica Western Eletric Company localizada em Chicago. Este estudo originou-se de um movimento de oposição a teoria clássica da administração,pois na teoria clássica da administração o trabalhador era visto como maquina e na teoria das relações o funcionário passou a ter uma relação mais próxima comos outros funcionários e com seu chefe.
Um dos motivos que nos levaram a pesquisar sobre a teoria de Elton Mayo foi que a sua teoria foi muito conceituadapara ajudar na recuperação econômica do mundo após a crise de 29, esse acontecimento nos causou interesse pelo fato de ter sido uma perspectiva nasempresas/industrias para restaurar suas respectivas economia. A escola das relações humanas surgiu com experiente hawthorne, Mayo fez teste na linha de produção.Procurando fatores que influenciavam positivamente ou negativamente na produção. A primeira pesquisa de Elton Mayo foi em uma indústria têxtil e logo aposvarias tentativas de incentivos salariais, o mesmo percebeu que não estava aumentando a produtividade, depois de um período de pesquisa Mayo elaborou umintervalo de descanso e deixou a livre escolha de seus funcionários decidirem os seus respectivos horários de produção/trabalho. A segunda pesquisa foi buscar aintensidade da luz e a produtividade e pode se observar que quando a luz tinha intensidade maior a produtividade era maior do que quando a luminosidade era menor.
tracking img