Paulo mendes da rocha - mube

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre Paulo Mendes da Rocha
E seu Projeto:
Museu Brasileiro de Esculturas – MuBE

Museu Brasileiro de Esculturas (MUBE)
Para falar no MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas, antes falaremos sobre o seu projetista o arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha.
Apresentação
Seu nome completo é Paulo Archias Mendes da Rocha, arquiteto e urbanista contemporâneo. Sua obra sedestaca pelo uso de concreto armado aparente, e pelas suas obras polêmicas que dividem as opiniões dos críticos da área. Desde a faculdade antes mesmo de sua formação seu interesse foi pela arquitetura moderna. Foi influenciado por arquitetos como Vilanova Artigas

Linha do tempo
* Em 1928, nasceu na cidade de Vitória no Espírito Santo no dia 25 de Outubro.
* Em 1954 se formou arquitetoe urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Makenzie, de São Paulo.
* Em 1957apresentou seu primeiro projeto, o Ginásio do Clube Atlético Paulistano.

* Em 1961começa a lecionar na FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo.
* Em 1965, Edifício Guaimbé, situado na Rua Haddok Lobo – Jardins – São Paulo.
* Em 1969é proibido dedar aulas. Por conta de suas convicções quanto ao papel social de um arquiteto, o governo militar (instaurado em 1964) o proíbe de lecionar.
Em parceria com Flávio Motta, Júlio Katinsky e Ruy Otake projeta o Pavilhão Brasileiro da Feira Internacional de Osakano Japão, que foi demolido.
* Em 1971 foi finalista premiado no concurso para o anteprojeto do Centro Cultural Georges Pompidou- Paris.* Em 1973, Estádio Serra Dourada em Goiânia.
* Em 1975, em parceria com Jorge Wilheim projetou o Museu de Arte Contemporânea da USP em São Paulo, que não foi costruido.
* Em 1980 volta a lecionar na Universidade.
* Em 1986, Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) em São Paulo.

* Em 1987projeta a Capela de São Pedro Apóstolo, em Campos do Jordão – São Paulo.
* Em 1989, Museude Arte de Campinas.
* Em 1989/1990, Casa Gerassi.
* Em 1988/1999, reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

* Em 1996/1998, em parceria dos escritórios MMBB e SPBR reforma do Centro Cultural da FIESP, São Paulo.
* Em 1998, juntamente com o escritório MMBB constrói o Edifício do Serviço Estadual Poupatempo – Itaquera – São Paulo.
* Em 1998torna-se professor titular deProjeto Arquitetônico. E também neste ano apresenta sua aposentadoria compulsória (quanto o servidor público atinge 70 anos).
* Em 1999, segundo o site http://www.futon-company.com.br/detalhes_artistas.asp?id_artista=3&gal=2, foi indicado ao Prêmio Mies Van Der Rohe para a América Latina pelo projeto do Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE).
* Em 2001, ganhou o Prêmio Mies Van Der Rohepara a América Latina pelo projeto da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
O Prêmio de Arquitetura Contemporânea Mies Van Der Rohe foi criado em 1988 pela Fundação Mies Van Der Rohe, sediada em Barcelona. É o prêmio mais importante da arquitetura europeia, e é atribuído de dois em dois anos. E em 1998 foi criado o Prêmio Mies Van Der Rohe para a Arquitetura Latino-Americana.
* Em 2002, protejauma cobertura sobre a Galeria Prestes Maia, na Praça Patriarca em São Paulo.
* Em 2006, é galardoado com o Prêmio Pritzker pelo projeto da Capela de São Pedro Apóstolo, em Campos do Jordão – São Paulo.
O “Prémio Pritzker” foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt, gerida pela família Pritzker, sendo muitas vezes chamado de "o Nobel da Arquitectura". É atribuído anualmente ao arquiteto, ainda emvida, que melhor cumpra os princípios enunciados por Vitrúvio: solidez, beleza e funcionalidade.
Também projetou o Museu da Língua Portuguesa e fez intervenções e reforma da Estação da Luz em São Paulo.
* Em 2008, Novas instalações do Museu Nacional dos Coches nos terrenos das antigas Ofinas Gerais do Exército, na zona de Belém, em Lisboa – Piortugal.
* Em 2010, início da construção do...
tracking img