Paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A educação na visão de Paulo Freire

Paulo Freire teve e tem grande importância na educação, pois acreditava que cada educando tem o seu valor e a educação deve ser de forma igualitária, já quetodos devem ser respeitados pelo que são.
Para o autor, deveria ser levado em consideração o meio do aluno, ou seja, a sua história, a cultura e suas experiências, pois, a partir desses fatores, o alunopoderia ter um aprendizado com eficácia, pois a alfabetização se dá não somente a partir da leitura ou escrita, mas também da visão de mundo de cada aluno, do seu senso crítico, das suas opiniões,que são de total importância para um aprendizado completo. Por isso, é de suma relevância a relação entre professor e aluno, pois os mesmos são capazes de ensinar e aprender um com o outro, já que oprimeiro é mediador e deve buscar conhecimentos juntamente com os alunos, superando os desafios e obstáculos.
Muitos professores seguem o método de Paulo Freire, com inovações, criatividade, tendo ocompromisso com social. Mas nem todos têm essa visão e acabam prejudicando e até paralisando o avanço de nossa sociedade, pois se preocupam apenas com a cartilha repetitiva, não levando em consideraçãoas ampliações, pesquisas, etc.
É trabalhando bastante as palavras geradoras que surge o início de vários questionamentos em que os professores passam a conhecer o meio do aluno, seus costumes evocabulários utilizados dando a oportunidade ao educando de expressar seus conhecimentos e dúvidas, pois, para Paulo Freire, o diálogo é a chave principal para o desenvolvimento, é a partir dele quepassamos a entender e ser entendidos.
A ideologia de Paulo Freire abrange todos desde a fase inicial e também jovens e adultos, que têm a oportunidade e acesso à educação e passam a conhecermelhor seus valores, direitos e deveres. Esse mesmo educador afirma que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Para isso, temos que estar...
tracking img