Paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Paulo Freire

Acadêmica: Liziane Maria Dummer
Professora: Tatiana B. de Castro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia Licenciatura (PED 320) – Prática do Módulo I
08/07/2011

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo discutir brevemente sobre o pedagogo Paulo Freire e seu método educacional de alfabetização, que foi um métodorevolucionário para o desenvolvimento da educação no Brasil. Segundo Paulo Freire, deve-se desenvolver o lado crítico do aluno, juntamente com a cultura e o saber de cada um, inspirá-lo a superar a sua visão crítica ir além do seu próprio mundo. Pois o papel do professor não é somente transmitir o saber, e sim possibilitar a criação e produção do conhecimento, desenvolvendo a capacidade criativa e crítica dacada aluno.

Palavras-Chave: Educação. Paulo Freire. Alfabetização.

INTRODUÇÃO

O pedagogo Paulo Freire nasceu em Recife, Pernambuco em 19 de Setembro do ano de 1921, Freire cursou a faculdade de Direito, mas também se dedicou ao estudo de Filosofia da Linguagem. Foi aí que descobriu sua vocação como educador, assim trabalhando como professor de português em uma escola de segundo grau.No ano de 1946 foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de educação e Cultura do Serviço Social no estado de Pernambuco, onde deu inicio ao trabalho com analfabetos pobres, neste mesmo ano tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade de Recife. Onde realizou com sua esposa Elza e equipe as primeiras experiências de alfabetização popular, o que levou aconstituição do método Paulo Freire. Seu grupo foi responsável pela alfabetização de 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, pelo eficaz resultado o governo brasileiro aprovou a experiência num plano Nacional de Alfabetização, que meses depois devido o golpe militar foi extinto. Já no ano de 1991 foi fundado em São Paulo Instituto Paulo Freire, para ampliar e elaborar as idéias de Freire, o instituto mantématé hoje os arquivos do educador, além de realizar numerosas atividades com o legado do pensador e a atuação em temas da educação brasileira e mundial. Infelizmente em dois de maio de 1997, Freire faleceu de um ataque cardíaco.
Paulo Freire não acreditava no uso convencional do uso da cartilha como instrumento principal da transmissão do alfabeto, ou repetição de palavras e frases, pois istose tornava um aprendizado mecânico. Então ele propôs outro método, que consistia em poder refletir e criticar através da visão do próprio indivíduo, o estudante ter o direito de ser ouvido e de transmitir suas próprias vivências que faz parte de sua realidade cotidiana. Este método de ensino permite que o aluno desenvolva sua visão crítica e investigativa.

DESENVOLVIMENTO

Para Paulo Freirea valorização da cultura do aluno é essencial para o processo de alfabetização, ele criticava a idéia de que ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a produção ou construção do mesmo, a missão do professor é possibilitar esta criação, ele deve levar aos alunos a conhecer conteúdos. Um dos princípios de Freire era de que o aluno alfabetizado ou não, chega àescola levando cultura que não é melhor nem pior do que a do professor, em sala de aula os dois lados aprenderão juntos, um com outro e para que isso aconteça é necessária uma boa relação afetiva e democrática, com isto possibilitando a todos o direito de se expressar. Freire trata sobre vários aspectos do ato de ensinar na prática docente, mostrando que o professor deve ter consciência da ética daprática educativa, pois ensinar exige pesquisa, ensinar exige respeito aos saberes dos educando, exige criticidade e ética, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, ensinar é refletir sobre a prática educativa, é algo muito maior do que transferir conhecimento é “fundamentalmente pensar certo”. O professor não deve transferir o seu conhecimento como um dono das verdades...
tracking img