Paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TEOLOGIA INTEGRADA - FATIN

NANETE DE CÁSSIA MONTE DOS ANJOS

VIDA E OBRAS DE PAULO FREIRE

Igarassu – PE / 2013


NANETE DE CÁSSIA MONTE DOS ANJOS

VIDA E OBRAS DE PAULO FREIRE

Trabalho do Curso de Pós Graduação e extensão da
Faculdade de Teologia Integrada, de Psicopedagogia,
solicitado pela professora: Edlúcia Turiano, da disci-
plina Fundamentos daPsicologia para obtenção de
nota.

Trabalho do Curso de Pós Graduação e extensão da
Faculdade de Teologia Integrada, de Psicopedagogia,
solicitado pela professora: Edlúcia Turiano, da disci-
plina Fundamentos da Psicologia para obtenção de
nota.

.

Igarassu – PE / 2013

“Eu gostaria de ser lembrado, como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, avida.”
(Paulo Freire)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
VIDA DE PAULO FREIRE EM RECIFE E JABOATÃO 6
EMPREGOS DE PAULO FREIRE 7
PERÍODO DE EXILIO 10
DE VOLTA AO BRASIL 13
A PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO14
OBRAS 14
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17



INTRODUÇÃO

Através desse trabalho, queremos mostrar ao querido leitor a importância ou seja, a grande contribuição que Paulo Freire deu para a pedagogia. Não só no seu método de ensino como também com os seus livros para aeducação. Cada ser humano traz consigo uma missão muito importante para esse mundo. Foi exatamente o que ocorreu com Paulo Freire.

VIDA DE PAULO FREIRE EM RECIFE E JABOATÃO

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Filho de Joaquim Temístocles Freire, capitão da Polícia Militar de Pernambuco e de Edeltrudes Neves Freire, Dona Tudinha, Paulo teve uma irmã, Stela, e dois irmãos,Armando e Temístocles.
O primeiro e mais longo dos três períodos da vida de Paulo Freire, entre 1921 a 1964, teve Recife e Jaboatão como cenários. Anos de infância e adolescência, de formação escolar e consolidação das raízes afetivas e intelectuais de seu pensamento.
Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, umaexperiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de alfabetização
Difícil para toda a família foi deixar a casa da Estrada do Encanamento, em abril de 1932. Em vários depoimentos e entrevistas, Paulo recorda com amor a casa, o quintal, as duas mangueiras, próximas o bastante para que seu pai armasse uma rede a sua sombra. Lembra que atéos sete anos, aproximadamente, o bairro onde havia nascido “era iluminado por lampiões . 
Em Jaboatão concluiu o curso primário. Mas, na época, não havia como prosseguir sua formação escolar, a não ser no Recife. Iniciou o curso ginasial no Colégio 14 de Julho, no bairro de São José. Sem recursos para continuar os estudos em uma escola paga, interrompeu o curso no final da primeira série.Insistentes pedidos seus reforçaram a luta de Dona Edeltrudes, que fez várias tentativas para conseguir uma escola, onde Paulo pudesse estudar gratuitamente. Após diversas viagens frustradas ao Recife, Dona Edeltrudes encontrou no Professor Aluízio Pessoa de Araújo, do Colégio Oswaldo Cruz, a compreensão que possibilitou a Paulo Freire dar continuidade a sua formação escolar. Ali concluiu o cursosecundário, iniciado no Colégio 14 de Julho, e realizou o pré-jurídico, conforme o modelo então vigente.
Em 1943 ingressou na Faculdade Direito do Recife. No ano seguinte, casou-se com Elza Maria Costa de Oliveira, professora primária, que exerceria um papel fundamental na vida e na construção das ideias e das práticas de Paulo Freire. Sobre Elza, dizia Paulo “Ela influenciou-me enormemente. Assim,...
tracking img